Home Concursos Públicos Dicas para quem deseja participar de um Concurso Público

Dicas para quem deseja participar de um Concurso Público

5 min read
0
Materiais para se preparar para ocupar uma vaga de emprego em algum órgão público.

Segurança, estabilidade, bom salário e benefícios. Geralmente quem deseja prestar um concurso público busca por esses fatores. Com a disputa por empregos no setor privado só aumenta o número de candidatos dispostos a ocupar uma vaga de emprego em algum órgão público.

As dicas abaixo podem ajudar aqueles que desejam participar desse processo seletivo:

  • Defina os seus objetivos: Isso não resume apenas  a decidir quais concursos você irá prestar, mas sim quais se encaixam no seu perfil pessoal. Dinheiro sempre é importante, mas você não conseguirá manter uma rotina saudável se trabalhar com algo que envolva cálculos muito complexos se odeia matemática. Além de desistir do cargo essa experiência negativa pode te desmotivar e fazer com que você não queria mais fazer nenhuma prova.
  • Pense em você, não na concorrência: Um dos fatores que mais desanima na hora de se fazer uma prova do tipo é ver que a relação candidato vaga gira em torno de 100 para 30 colocações. É normal bater um desespero em momentos assim, mas o importante é se fazer a seguinte pergunta: o que os 30 que passaram fizeram que os outros 70 não? E, na maior parte das vezes, a resposta é uma só: estudaram, estudaram e estudaram.
  • Estude, mas com consciência: De nada vai adiantar ficar cinco horas em um mesmo tema se você não consegue se concentrar mais do que uma hora e meia. É importante diversificar as matérias estudadas (de preferência intercalando aquelas que mais gosta junto com as que menos domina), sempre dando uma pausa de 5/10 minutos antes de partir de um tema para o outro.
  • Exercite o que aprendeu: Por mais seguro que esteja sobre a compreensão de um tema, faça diversos exercícios, pois só dessa maneira assimilamos completamente o conteúdo estudado. Consulte provas anteriores, leia apostilas ou até mesmo procure questões na internet, o que importa é colocar em prática todas as horas dedicadas ao aprendizado.
  • Deixe um tempo para o ócio: Por maior que seja o desejo de estudar por 24 horas por dia, durante sete dias da semana, é mais do que recomendável tirar um intervalo de tempo para se dedicar ao lazer: seja vendo um filme, lendo um livro, passeando no parque ou saindo com os amigos.  Muitas vezes essa “arejada” é benéfica para os estudos, ajudando o concurseiro a se concentrar melhor e com mais afinco.
  • Tenha segurança: Não queria passar os últimos cinco dias antes da prova em meio a um mar de livros, provas corrigidas e exercícios por fazer. Isso pode acabar se virando contra a você mesmo e prejudicar o seu desempenho durante a avaliação. Descanse, se alimente adequadamente e fique com a certeza de que está devidamente preparado para o enfrentas o grande dia.

Para os interessados, cliquem aqui para ver as listas de concursos que estão acontecendo atualmente.

Foto: lmrishale no Flickr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …