Home Procura de emprego Dicas para Recolocação Profissional

Dicas para Recolocação Profissional

5 min read
0
Dicas que visem acelerar, ajudar e orientar candidatos quanto a busca por oportunidades de trabalho.
Dicas que visem acelerar, ajudar e orientar candidatos quanto a busca por oportunidades de trabalho.

A crise econômica mundial aumentou a preocupação dos profissionais em relação à estabilidade no emprego e também aumentou o desemprego alem dos processos de reestruturação nas empresas.

Veja quatro dicas que podem facilitar o processo de recolocação profissional se você é uma vítima de um desses processos.

Atualize sua rede pessoal e profissional: Amplie seu networking – reveja os contatos em redes sociais, os contatos da sua agenda, cartões de visita, ex-colegas, amigos, etc. Você não sabe de onde partirá a sua oportunidade de recolocação e nem sempre será pelo meio mais óbvio. Lembre-se: qualquer pessoa é um potencial apoio no seu processo de recolocação profissional. Informe a todos os seus contatos que está disponível e procurando emprego.

Refaça seu currículo e revise constantemente. Lapide as informações, atente para a objetividade e não esqueça do português impecável. Uma sugestão para elaboração de CV: Dados pessoais / Foto / Apresentação (texto sintético da sua formação, tempo de atuação, principais funções exercidas, segmento/porte das instituições por onde passou, principais características do seu perfil) / Objetivo (setores e cargos nos quais tem experiência e/ou interesse de atuar) / Formação Acadêmica (curso, instituição de ensino e ano de conclusão da graduação e especializações) / Experiência Profissional (mais recente para a mais antiga) com nome da empresa, tempo de atuação, cargo que exerceu e principais atividades executadas / Informações Complementares (se faz parte de alguma associação de grupo, se atuou como palestrante, instrutora, etc) / Informática e Sistemas / Cursos (nome e instituição. Listar todos ou os mais relevantes, preferencialmente que tenham relação com a empresa ou função pretendida) / Referências Profissionais (recomendável profissionais que tenham atuado com você em cargos hierarquicamente superior). Mais você pode encontrar modelos de curriculum neste site.

Faça do LinkedIn uma grande rede de conexões – ex-colegas, amigos, parceiros, fornecedores, profissionais da mesma área de atuação, consultores e empresas de RH. Envie email à suas conexões com um breve texto como, por exemplo: “Prezado (a) Fulano (a), estamos conectados (as) no Linkedin e gostaria de me apresentar e encaminhar meu CV para aproveitamento e/ou encaminhamento à sua rede de contatos”. Faça uma apresentação simples (pode ser a mesma do CV), liste as áreas de interesse, agradeça o apoio e coloque-se à disposição. Não esqueça de anexar seu CV! Você irá se surpreender como muitas vezes quem você conhece não te responde e alguém que você nunca viu na frente te dá o maior apoio. Veja dicas para procurar emprego no LinkedIn.

Estar desempregado acaba com nossa auto-estima mais não tenha vergonha nem pena de si mesmo, enfrente a situação e peça ajuda. Você verá que “Grandes emergências e crises nos mostram o quanto nossos recursos vitais são maiores do que tínhamos suposto” (William James).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Inglês no mercado de trabalho

O Inglês, hoje em dia, é a peça fundamental para o bom relacionamento entre as pessoas, po…