Home Entrevista de emprego Dicas para se vestir no dia da entrevista

Dicas para se vestir no dia da entrevista

5 min read
0
Vestuário para ir a uma entrevista
Roupa para uma entrevista de emprego

O dia da entrevista para quem está buscando um emprego é um momento muito importante e de grande ansiedade. Há tantas coisas com as quais se preocupar e não se pode esquecer de nada. Dentre essas coisas, está a roupa que escolherá para se vestir. Nesse artigo vamos falar um pouco sobre isso, afinal de contas o jeito que você se veste diz muito sobre você e influencia muito na primeira impressão que passará.

A primeira dica que damos na hora de escolher com qual roupa ir a uma entrevista é procurar saber qual é o perfil da empresa e do cargo ao qual você estará concorrendo nessa entrevista. Isso faz muita diferença, pois há empresas mais tradicionais e mais liberais e nesse caso com mais ou menos influências na forma como seus funcionários devem se vestir. Sabendo qual é o posicionamento da empresa em questão fica bem mais fácil escolher que roupa usar.

Caso não seja possível saber em detalhes quais são as preferencias da empresa na qual fará a entrevista, é sensato sempre optar por roupas sóbrias e sérias. Devem ser evitados sem exceção decotes e transparências para as mulheres, assim como saias curtas, da mesma forma, os homens devem evitar roupas coloridas, tênis do tipo esporte, bermudas e regatas. Mas, algumas diferenças no que se refere ao ramo da empresa e à função a qual se está concorrendo tem muita relevância no momento de escolher a melhor roupa.

Sempre prezando pela sensatez, estar muito fora da proposta da empresa é sempre ruim, seja porque está arrumado demais ou de menos. Há certas vagas que preveem certa informalidade, como por exemplo cargos de professor, de vendedor, entre tantas outras profissões, nesses casos não há a necessidade de usar terno e gravata para os homens ou salto para as mulheres. É possível sim usar em uma entrevista calça jeans, camisa sem gravata e até camiseta, contudo é necessário estar atento às especificidades do local de trabalho e do tipo de trabalho que irá realizar.

Se bom senso é a palavra de ordem, coerência é uma ótima dica. Não adianta você tentar montar um personagem para ir a uma entrevista, uma vez que ao conversar e se for contratado esse personagem não se manterá. Então busque usar roupas que estejam alinhadas não só a proposta da empresa e de seu cargo, mas também a sua personalidade e gostos pessoais. Não é o momento de ousar, mas ter coerência entre o que veste e como se é pode ser mais importante do que tentar qualquer alinhamento mal sucedido.

Esse é um assunto que preocupa tanto as pessoas quando vão fazer uma entrevista que existem inúmeros artigos sobre o assunto, nesse link você poderá ler um deles que trata o tema aconselhando o uso de um traje conservador para ir a uma entrevista, clique aqui para ler. Já nesse outro link, clique aqui, podemos ver uma tendência atual de mais liberdade na hora de se vestir para o trabalho.

Foto: pipocapimentaepoesia.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…