Home Condições de trabalho É permitido namorar no trabalho?

É permitido namorar no trabalho?

3 min read
0
Namoro entre funcionários de uma empresa

Você sabia que relacionamentos amorosos entre colegas de trabalho têm mais chances de dar certo? Isso porque as pessoas possuem maior compatibilidade, gostam das mesmas coisas e ficam mais tempo juntas. Por isso a atração entre profissionais se torna inevitável. Segundo pesquisas, 40% dos relacionamentos se iniciam por pessoas que já se conhecem. Essa estatística inclui romances originados em empresas.

O casal deve tomar cuidados para que o namoro não interfira no trabalho. Os dois precisam evitar quaisquer demonstrações de carinho, como abraços, beijos, andar de mãos dadas, etc. É bom lembrar-se de sempre manter a postura profissional, tanto na rotina de serviço ou em uma reunião. Essa postura é recomendada por especialistas e gerentes de recursos humanos. Os mesmos afirmam que nunca o funcionário deve demonstrar formas de carinho.

E quando a relação surge entre funcionários que atuam no mesmo setor? Neste caso, o transferimento de um dos dois para outro setor é necessário. Trabalhando juntos, os namorados podem deixar de cumprir suas obrigações. As questões amorosas não devem ser discutidas no ambiente de trabalho e nem discutidas ou compartilhadas com outros colegas.

Quando ambos decidirem oficializar o relacionamento, os mesmos devem contar ao chefe ou responsável. Mesmo escondendo o namoro por algum tempo, chegará um dia que ficará muito difícil disfarçar. Namorados normalmente são alvo de fofocas provenientes de colegas, que se sentem incomodados. Fale com seu parceiro sobre isso somente no fim do expediente, a fim de não gerar conflitos.

Uma boa estratégia para manter um romance dentro do ambiente corporativo é os namorados se encontrarem somente no fim do expediente ou no horário de almoço. Trocas de olhares demoradas, discussões do relacionamento em público e troca de mensagens amorosas por email corporativo são ações que desrespeitam o código de ética.

Concluímos que é possível e permitido por lei namorar no trabalho. Só não é aceitável gestos de carinhos que chamem atenção. Atualmente, as mulheres têm entrado no mercado de trabalho, ocasionando relações amorosas entre funcionários. Em caso de dúvidas sobre esse assunto, peça orientações do RH da empresa onde trabalha antes de assumir um relacionamento.

Foto: admcolaborativo.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…