Home Dicas para o trabalhador É possível levar a criança para o trabalho?

É possível levar a criança para o trabalho?

5 min read
0
Filhos no local de trabalho
Crianças no local de trabalho

É bastante comum que as crianças se interessem pelas ocupações dos pais. Entre esses interesses o trabalho realizado pelos pais é o que gera mais curiosidade. Contudo, muitas profissões são pouco compreendidas pelas crianças que não conseguem imaginar ou imaginam de modo distorcido o que os pais passam o dia fazendo. Está muito presente no imaginário infantil também a ideia de ir trabalhar com os pais para conhecer e viver a experiência do trabalho, contudo esse não é o único motivo que pode levar uma criança ao local de trabalho dos pais.

Sabe-se que crianças não devem acompanhar os pais em seus locais de trabalho. Empresas e fábricas não são locais para crianças estarem. No entanto, se a criança quiser muito conhecer a rotina dos pais uma opção viável é leva-la até o local de trabalho, por um curto período de tempo, como uma excursão na qual vai conhecer o ambiente, ser apresentada a algumas pessoas para melhor compreender as ocupações dos pais. Vale a pena ressaltar que ainda nesses casos é imprescindível que os superiores dos pais sejam consultados e que exista uma autorização para que a criança passeie, sempre com supervisão pelo ambiente de trabalho.

Nem sempre é fácil conseguir esse tipo de autorização, mas com certeza torna-se ainda mais complicado se o quadro for outro: a necessidade. Algumas vezes, pode acontecer do pai precisar trabalhar e não ter com quem deixar os filhos. Alguns cogitam levar a criança para o local de trabalho, especialmente se for o proprietário da empresa ou se possuir mais liberdade. Contudo, essa é uma medida extrema e deve ser evitada ao máximo. Ainda que essa atitude não acarrete problemas com a sua chefia, não é saudável e proveitoso nem para o pai nem para o filho. Isso porque nessa situação a criança não conhece o trabalho do pai, mas tem de permanecer em um local no qual não pode mexer em nada, normalmente brincando no computador ou com papéis e caneta.

Além disso levar uma criança para o local de trabalho atrapalha o desempenho profissional do pai, que acaba por ser interrompido constantemente e tem que se preocupar com o filho. É claro que é necessário que o pai esteja sempre muito atento ao filho, isso porque crianças são curiosas e tendem a mexer em tudo que desperte seu interesse, ainda que seu local de trabalho não possua perigos maiores, como os encontrados em uma fábrica, a destruição de um documento por desenhos infantis, pode ser bastante prejudicial.

Desse modo, é interessante estreitar a relação pais e filhos com uma visita ao trabalho do pai, desde que essa seja programada e autorizada, para que ocorra de forma interessante e prazerosa para ambas as partes. Quando não se tem onde deixar a criança leva-la para o trabalho costuma ser uma péssima ideia, pois pretende-se trabalhar, mas com a criança junto isso mostra-se na maior parte das vezes impossível, por isso nossa sugestão é que tire o dia livre de trabalho e aproveite a situação para curtir um dia pais e filhos fazendo algo divertido em um local apropriado.

Foto: pivautilidades.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…