Home Concursos Públicos Em busca da estabilidade, profissionais investem em concursos públicos

Em busca da estabilidade, profissionais investem em concursos públicos

6 min read
0
Os concursos públicos são boa opção para profissionais em busca da estabilidade

Para muitos brasileiros alcançar a estabilidade financeira e profissional só é possível por meio do ingresso na carreira pública. As garantias existentes para um concursado no Brasil elevam o número de pessoas interessadas em prestar um concurso público a cada novo edital. Essa procura faz com que os concursos sejam cada vez mais concorridos e a preparação antes da prova se torna um diferencial entre os candidatos.

Somente em fevereiro deste ano, estão abertas cerca de 21.169 vagas em diversas áreas de atuação. Alguns concursos, já tradicionais como o Banco do Brasil e do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) abrem oportunidades todos os anos, principalmente na área administrativa.

O segmento de segurança pública, também é um dos mais procurados atualmente, já que para alguns cargos que exigem apenas o Ensino Médio completo como para Papiloscopista ou Agente de telecomunicação os salários ultrapassam os dois mil reais.

Para quem tem o Ensino Superior completo, as oportunidades ficam ainda mais atraentes. Em alguns cargos como o oferecido pelo Tribunal Regional do Trabalho de Campinas, o salário chega até vinte mil reais, um valor difícil de conquistar em empresas privadas.

Mas não é somente o salário que chama a atenção, outras garantias como a estabilidade profissional, já que um servidor público só é demitido em caso de justa causa e os diversos benefícios como plano de saúde, vale alimentação, vale transporte, descontos na compra de automóveis e facilidade na aquisição de empréstimos tornam a carreira uma ótima alternativa.

Preparação antes da prova
Todos os benefícios acima não são possíveis de alcançar se o candidato não se dedicar aos estudos. As provas, geralmente, são dividas em conhecimentos gerais, atualidades e, dependendo do cargo, há questões de conhecimentos específicos. É possível identificar nos editais do concurso qual será o molde da prova.

Essas informações sobre o que estudar são divulgadas com bastante antecedência para que os candidatos possam se preparar. Hoje em dia, existem diversas escolas especializadas em preparar candidatos para os concursos mais concorridos do país.

Nesses cursos são debatidos temas que irão fazer parte da prova, além de questões de exames anteriores que familiarizam o candidato com o estilo do teste. Para quem preferir estudar em casa, muitas editoras disponibilizam apostilas com os conteúdos a serem estudados, além de questionários e atendimento online de professores.

Alguns concursos públicos como os da área de segurança pública, exigem que os candidatos além de realizarem as provas escritas, passem por testes físicos. Ambas as fases são eliminatórias e todo o processo de pontuação está descrito no edital do concurso.

Durante a prova
Ansiedade e nervosismo tomam conta dos candidatos minutos antes da prova e também durante a realização do exame. Porém, é preciso manter a calma e aproveitar cada minuto do tempo estipulado para se concentrar.

Para tentar evitar o desespero, é recomendável não ficar olhando todas as questões antes de começar a prova, já que caso não saiba a reposta de alguma o candidato pode ficar ainda mais tenso. Como o tempo da prova e quantidade de questões é divulgado com antecedência, uma boa dica para os candidatos é testar em casa quanto tempo, mais ou menos, pode ser gasto para responder cada questão.

Leia mais
Como estar habilitado para concursos públicos
Dicas para quem deseja participar de um Concurso Público

Foto: orientar-e.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Cresce o número de trabalhadores autônomos no Brasil

A procura pela estabilidade financeira e a autonomia para tomar as próprias decisões sem t…