Home Primeiro emprego Emprego o estágio

Emprego o estágio

5 min read
0
Procura de um emprego o um estágio
Escolher entre um emprego o um estágio

Muitas pessoas procuram emprego quando ainda estão em formação. A busca por um estágio é bastante comum uma vez que parece ser mais adequado à complementação da formação que está em andamento. No entanto, como escolher entre uma oportunidade de emprego o estágio, quando ambas possuem semelhanças, como serem dentro da área em que a pessoa está estudando. Algumas pessoas tem resposta rápida para essa questão, muitas preferem o emprego, outras tantas preferem o estágio, mas essa não é uma escolha tão simples assim. É necessário pesar prós e contras e esse artigo visa a ajudar quem possa ter essa dúvida.

A primeira dificuldade de quem vive esse momento de ter que escolher entre o emprego o estágio na mesma área é saber pesar o que é melhor para a sua vida profissional. Normalmente quando se procura um emprego o estágio estamos dispostos a aceitar o que aparecer primeiro, no entanto, não é tão incomum que oportunidades demorem a aparecer e quando apareçam venham juntas. Nesses casos a escolha é essencial. É necessário, então, nesses casos estar atento as diferenças, vantagens e desvantagens de cada oportunidade.

Algumas características das oportunidades que se deve estar atento é a possibilidade de crescimento profissional. Normalmente, espera-se que os estágios proporcionem oportunidades de efetivação, no entanto isso não é regra, algumas empresas apenas interessam-se por estagiários temporários. No caso de um emprego, imagina-se, que a chance de permanência é maior. Mas isso também não garante algum crescimento. A empresa pode estar interessada em manter o funcionário, mas sem recoloca-lo em uma função adequada a sua formação. Por isso é necessário conversar bastante antes de fazer sua escolha.

Outras possibilidades também devem ser pesadas na hora de escolher o que fazer. Uma dessas possibilidades é pensar em quesitos práticos. Como por exemplo deslocamento, rotina, enfim, outras coisas que vem junto com o trabalho e que podem complicar ou facilitar muito a vida de uma pessoa. Pesando esses fatores, com outros mais que você considera relevantes como remuneração, ambiente de trabalho, etc, a decisão ficará mais fácil.

Essa decisão não é fácil, o emprego possui ainda outras vantagens como contrato de trabalho CLT, com muitos mais direitos do que o estagiário. No entanto, o estágio apresenta outras tantas vantagens, como a jornada de trabalho reduzida que também torna mais fácil a vida de quem trabalha e estuda. Nesse processo, trabalhar ou estagiar mostram-se bastante diferentes e ao mesmo tempo bastante semelhantes. Ambas caracterizam-se como uma forma de ser incluído no ambiente de trabalho e mostram-se eficazes nessa tarefa. Mas são as diferenças marcadas entre as oportunidades e não tanto entre a forma delas, seja emprego o estágio, que tenderão a definir suas escolhas. Coloque prós e contras na balança, pensando nas duas como oportunidades a princípio iguais e chegue a conclusão que é mais vantagem para você.

Foto: consultoriaonlineiso9001.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…