Home Condições de trabalho Empresa de grande ou pequeno porte. Qual a melhor?

Empresa de grande ou pequeno porte. Qual a melhor?

6 min read
1
O que é melhor, trabalhar para uma grande empresa ou um pequeno negócio?

Muitos profissionais ficam em dúvida sobre onde é o melhor lugar para trabalhar, se em uma empresa de grande ou pequeno porte. Para a decepção de muitos, não existe uma resposta certa para essa questão, pois a escolha deve ser feita com base no perfil e expectativas de cada um.

Em geral, uma empresa de grande porte paga maior salário e oferece melhores benefícios que uma de menor porte. Mas isso não é uma regra, é comum vermos empresas menores que oferecem remunerações iguais ou melhores que as maiores. Em alguns casos, o tamanho é justamente a vantagem competitiva, pois uma estrutura enxuta pode reduzir alguns custos. É claro que essa é uma questão de gestão, pois a relação entre tamanho e lucro pode variar de uma companhia para outra.

No Brasil, costumamos colocar as companhias multinacionais no grupo das empresas de grande porte, pois geralmente possuem uma estrutura maior.

Alguns profissionais preferem trabalhar em empresas de grande porte por sentirem que possuem mais solidez e oferecem mais segurança. Outros gostam de ter um nome forte e conhecido em seu sobrenome corporativo, uma questão de status e carreira, pois a experiência em uma grande companhia definitivamente agrega valor ao currículo.

Uma das diferenças que é possível perceber em uma empresa menor é a velocidade na tomada das decisões, enquanto em uma empresa maior é necessária a aprovação de Gerentes, Diretores e em alguns casos, de um Conselho, nas menores, às vezes basta o dono dar OK. Isso é conseqüência da menor quantidade de níveis hierárquicos, que acelera vários processos internos. Alguns profissionais preferem esse tipo de empresa, onde em muitos casos podem ter acesso direto ao dono para buscar aprovações ou apresentar idéias, fazendo com que tenham mais visibilidade internamente.

Os dois tipos de empresa oferecem oportunidades de crescimento de forma diferente. Nas menores, a maior visibilidade, citada antes, faz com que seja mais fácil chamar a atenção dos gestores para as realizações. Por outro lado, o menor porte e a falta de postos de liderança suficientes para contemplar todos os bons funcionários, podem limitar as oportunidades de promoção.

Nas empresas maiores, a grande quantidade de níveis hierárquicos facilita a movimentação de funcionários, aumentando as chances de uma oportunidade de promoção surgir. Mas quando essas oportunidades surgem em uma companhia de grande porte, geralmente são desejadas por mais candidatos, bem qualificados, o que torna a disputa mais concorrida.

Os altos valores envolvidos nas transações, a possibilidade de negociar com outras grandes companhias, a visibilidade para o mercado, o ritmo mais agitado de trabalho, e a relação com colegas de alto nível ou estrangeiros, são alguns dos fatores que atraem certas pessoas para as grandes empresas. Já outros, não se adaptam a esse ambiente de trabalho, que pode ser considerado muito burocrático, com incontáveis procedimentos e protocolos.

É comum dizer que, em uma empresa menor você pode fazer a diferença, enquanto que em uma empresa grande, você será só mais um. Isso depende muito da empresa, do profissional e do cargo. Um profissional pode ser só mais um em uma empresa menor, e outro do mesmo cargo pode se destacar e fazer a diferença em uma companhia maior.

Empresas menores podem apresentar características de empresas de grande porte, da mesma forma que empresas maiores podem apresentar características de companhias menores.

Cabe ao profissional avaliar bem a empresa que está oferecendo a oportunidade, pois a melhor escolha dependerá do seu perfil e do seu Plano de Carreira.

Foto: WingedWolf no Flickr

One Comment

  1. Glaucia Silva

    22 junho, 2011 at 11:49 pm

    Ótimo texto!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desafios da Liderança

Um dos grandes desafios na carreira de qualquer profissional é se tornar um Líder. Entende…