Home Entrevista de emprego Entrevistas de emprego situacionais e entrevistas comportamentais

Entrevistas de emprego situacionais e entrevistas comportamentais

4 min read
0
Entrevista de emprego comportamentais

Em entrevistas que são consideradas “estruturadas”, normalmente há dois tipos de perguntas: Questões situacionais e (ou) comportamentais. Ambas as modalidades são baseadas em “incidentes críticos” necessários para realizar o trabalho, embora demonstrem diferença no foco. Os incidentes críticos são tarefas importantes para o trabalho e podem ser coletados ao usar processos seletivos ou pesquisas com os atuais funcionários, gerentes ou especialistas no assunto.

Uma das primeiras técnicas de incidentes críticos já utilizados no Exército dos Estados Unidos trazia modelo no qual se combatia os veteranos para relatar incidentes específicos de comportamento eficaz ou ineficaz de um líder. A questão colocada aos veteranos era “descrever as ações do oficial. Que ele fez?” Suas respostas foram compiladas para criar uma definição fatual ou “requisitos essenciais” do líder de combate eficaz.

Meta-análises têm encontrado resultados mistos para o tipo de pergunta no sentido de prever o desempenho futuro trabalho de um candidato. Por exemplo, alguns estudos demonstram que questões do tipo situacional têm melhor previsibilidade para o desempenho do trabalho ao que tange o tempo. Outros pesquisadores descobriram que tipo de perguntas comportamentais se faz melhor em prever o desempenho futuro trabalho dos candidatos.

Série de questões pode adicionar variedade. Além disso, o uso de perguntas de alta qualidade, seja com base comportamental ou situacional, se faz essencial para certificar de que candidatos fornecem respostas significativas que levam à introspecção na capacidade de executar as tarefas no trabalho.

Questões comportamentais: entrevista de emprego

Entrevistas comportamentais (experiência-base ou padrões para se comportar) são orientadas aos entrevistados a relatar o que fizeram em empregos anteriores ou situações de vida relevantes ao saber específico de trabalho, competências e habilidades necessárias para o sucesso.

A ideia é que o comportamento passado seja melhor indicador do desempenho futuro em situações semelhantes. Ao fazer questões sobre como os candidatos tratam situações no passado que são semelhantes às enfrentadas no entorno laboral, os empregadores podem avaliar como os futuros empregados atuam em situações futuras distintas.

Quais principais perguntas em entrevistas comportamentais?

  1. Descreva uma situação em que foi capaz de usar a persuasão para convencer alguém com sucesso a ver as coisas à sua maneira.
  2. Forneça um exemplo de momento em que teve de definir meta a ser atendida ou alcançada.
  3. Conte sobre um tempo em que tinha que usar as habilidades de apresentação para influenciar a opinião de alguém.
  4. Exemplifique momento em que existiu necessidade de estar em acordo com uma política com a qual não concordava.

Leia mais:

Foto: psicologia-ro.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…