Home Estágios Estágio ou emprego

Estágio ou emprego

5 min read
0
É mais vantagem procurar um estágio ou um emprego?
Dicas para optar por um estágio o um emprego

Atualmente, não é difícil encontrar quem estude e precise trabalhar ao mesmo tempo. Não param de surgir cursos noturnos que auxiliam nessa difícil tarefa que é fazer jornada dupla, ou por vezes tripla, se dividindo entre o trabalho e os estudos. Quem estuda e precisa ganhar dinheiro tem sempre a opção de conseguir um estágio, com jornada reduzida e algumas vantagens quanto á flexibilidade de horário. Contudo, pode também optar pela segurança que só um emprego fixo e com carteira assinada pode dar. Então, o que fazer?

O estágio teve por muito tempo característica de primeiro emprego. Hoje em dia, apesar de ainda continuar com essa função, não são raros os casos em que o estágio não representa o primeiro emprego de um estudante, uma vez que este já pode ter assumido outras funções antes de conseguir um estágio. Sendo assim, tendo experiência profissional ou não, o estágio pode sim ser uma boa opção para você, vejamos o porquê.

Para se candidatar a uma vaga de estagiário é necessário que se tenha algum vínculo com instituições de ensino, seja em nível técnico ou superior, seja estágio obrigatório ou remunerado. Aqui estamos pensando no estágio remunerado que, muitas vezes, funciona como um emprego. Para os estudantes, as vantagens de optar por um estágio é a jornada de trabalho. A jornada de trabalho para estagiários pode ser de 4 horas ou no máximo de 6 horas/dia, de modo que não prejudique os estudos.

Além da jornada de trabalho reduzida, não sendo as comuns 8 horas diárias, os estagiários ainda podem solicitar dispensa em semana de provas de modo a terem mais tempo para estudar e se dedicarem aos seus cursos. Outra vantagem inegável e primordial do estágio é que o estudante atua diretamente na área em que está se formando, ou seja, o estágio deve contribuir para a formação dos estudantes.

Contudo, não há só vantagens em optar por fazer um estágio remunerado ao invés de conseguir um emprego. Devido às jornadas reduzidas o salário de estagiário costuma ser menor do que o de um emprego, mas isso não é regra, muitas empresas oferecem ótimos salários para estagiários e ainda outros benefícios como plano de saúde. Outra desvantagem é quanto à carteira assinada e recolhimento de impostos que não ocorre no regime de estágio, que também só pode durar por dois anos e enquanto estiver estudando.

Refletindo sobre todas essas questões, conclui-se que há vantagens e desvantagens em optar, seja por um emprego ou por um estágio, e que seu peso e medida variam de acordo com os interesses e as possibilidades de cada um. Para quem procura um emprego com urgência, no entanto, nenhuma possibilidade deve ser descartada, uma vez que ambas apresentam mais vantagens do que desvantagens.

Para saber mais sobre estágio clique aqui.

Foto: informecapixaba.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…