Home Trabalho no exterior Estudo e trabalho na França é oportunidade para jovens

Estudo e trabalho na França é oportunidade para jovens

6 min read
0
Estudo e trabalho na França é uma boa oportunidade

Que tal trabalhar em um dos países mais chiques do mundo? Um lugar onde a educação é valorizada e que conta com belas paisagens como a Torre Eiffel e o Rio Senna? Pois essa é a realidade de muitos brasileiros, que deixaram o país para ir trabalhar ou estudar na França. O governo francês oferece, para os estrangeiros, diversos programas de bolsas de estudo em parceria com o Ministério de Relações Exteriores e da Educação.

Conseguir uma bolsa de estudo na França pode ser o caminho mais rápido para permanecer no país e trabalhar. Em algumas das oportunidades oferecidas pelo governo, o estudante além de fazer um curso ganha também uma bolsa auxílio e a chance de estagiar na área que está estudando.

Mercado de trabalho
A crise econômica mundial de 2008 atingiu com intensidade alguns países da Europa e a França não escapou. Porém, os efeitos foram sentidos aos pouco e, em 2009, já era possível perceber que a França passava por problemas. Apesar do clima desfavorável que a crise deixou o país, os franceses, ainda em 2009, conseguiram reverter à situação, evitando o desemprego em massa.

Em 2012, o país tem outra preocupação que pode ser uma ótima oportunidade para quem busca trabalho na França. O país mantém o crescimento de sua população ativa, porém estima-se que até 2020 o país perca pelo menos 35% de sua força de trabalho, isto é, profissionais que estarão aposentados nesta data. Essa estimativa atingirá principalmente o setor de energia e imobiliário, além das atividades de agricultura.

Essa situação, pode ser favorável para jovens que pretendam estudar e trabalhar na França. Além das oportunidades acima, os jovens são requisitados para vagas em serviços gerais como garçons e atendentes.

Diploma estrangeiro
Não é muito fácil atuar na França utilizando um diploma de outro país. Primeiro, os franceses analisam se o país de origem do diploma faz parte da União Européia. Em caso negativo, os profissionais, na maioria das vezes, para obter a autorização de trabalho em território francês passam por testes que comprovem um bom nível do idioma. Já para os países membros, existe o direito de exercer a profissão em qualquer outro país que faça parte da União Européia

No entanto, algumas profissões são regulamentadas na França e o acesso a elas só é possível caso a lei e as associações profissionais dêem a liberação. Nesses casos, é preciso reconhecer o diploma estrangeiro para se obter uma equivalência, mesmo dentro da União Européia.

Permanência na França
Para adquirir o visto de longa duração, isto é, que ultrapasse os três meses oferecidos pelo governo francês aos turistas, é preciso solicitar uma permissão de trabalho temporário, caso o país de origem não faça parte da União Européia. A autorização é válida por nove meses e pode ser renovada. Para obter a autorização, é preciso fazer uma solicitação a Diretoria da Divisão do Trabalho (DDTEFP).

Documentos necessários:
– Contrato de trabalho assinado pelo empregador;
– Permissão de permanência temporária, mencionando condição de estudante;
– Carteirinha de estudante, por um ano de estudos;
– Solicitação escrita em papel.

Leia sobre outros destinos:
Requisitos para trabalhar na Inglaterra
Mercado de trabalho na Itália: Saiba como anda
Requisitos para trabalhar em Portugal

Foto: busco-empleo.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Em busca da estabilidade, profissionais investem em concursos públicos

Para muitos brasileiros alcançar a estabilidade financeira e profissional só é possível po…