Home Dicas para o trabalhador Ética: Como se Comportar no Trabalho?

Ética: Como se Comportar no Trabalho?

5 min read
1
Comportamento ético no trabalho é muito importante

Atualmente o mundo está cada vez mais sem ética. Entretanto, este cenário muda nas empresas que possuem funcionários com senso ético apurado. Trabalham em equipe, respeitam a coletividade e ainda geram lucratividade, financeira e moral. Tecnologia faz empresas demandarem força de trabalho preparada.

Entretanto, somente preparo técnico ou acadêmico não basta. Funcionários antiéticos são como laranjas podres, quando estão dentro do saco podem prejudicar todas as outras. Na íntegra; 10 atitudes que se deve evitar no ambiente de trabalho.

• Expirar prazos importantes: Algumas vezes pode acontecer. Repetição pode culminar em demissão. Grandes empresas estão repletas de setores que se comunicam entre si de forma rápida e com êxito. Qualquer mínimo erro de tempo pode culminar no atraso da produção.

• Utilizar português incorreto: Qualquer pessoa alfabetizada pode falar língua portuguesa de forma simples e correta. Cérebro humano se acostuma com linguagens cotidianas. Quem fala português correto em todos os momentos do dia, inclusive nas horas de lazer, tem maiores chances de controlar a linguagem correta no momento do itinerário.

• Desrespeitar membros da equipe: Profissionais éticos respeitam da mesma forma colegas com cargos inferiores ou superiores. Equipe significa antes de tudo conjunto de pessoas que trabalham juntas em busca de renumerações próprias e evoluções financeiras das empresas. Cada trabalhador depende do outro. Por exemplo, sem faxineiros, ambientes de trabalho estariam sujos, prejudicando o andamento de todos os funcionários.

• Desrespeitar clientes: Fator que pode gerar até mesmo despedimento com justa causa, na qual trabalhadores não recebem benefícios trabalhistas. A clientela simboliza aspecto fundamental para o crescimento dos empreendimentos e jamais pode ser desrespeitada.

• Confundir com a própria casa: Alguns funcionários pensam que estão em casa e não têm nenhum tipo de postura no ambiente de trabalho. Necessário respeito e zelo não somente na postura como também com o cuidado no uso dos materiais.

• Roubar: Não está limitado apenas aos pequenos roubos. Há profissionais antéticos que roubam milhares de reais das próprias empresas. Quando despedidos devem responder processo na justiça e pegar muitos anos de prisão.

• Mentir: Pequenas mentiras podem culminar em grandes erros no futuro. Todos eram e os chefes sabem disto. Assuma o erro e ganhe confiança e conhecimentos necessários para trabalhar correspondendo às expectativas.

• Chantagem: Aspecto na qual somente a produção é prejudicada. Ameaçar contar erros do colega para os chefes deixa clima pesado para todos que sabem da existência das chantagens.

• Puxar-saco: Os empregadores apreciam funcionários que mostram capacidade nos números produtivos. Vença pelos conhecimentos empregados no itinerário, jamais por puxar-saco.

• Causar intrigas internas: Pode ocorrer desentendimento, aspecto natural nos ambientes democráticos. No entanto, levar desavenças e discórdias ao grupo sinaliza aspecto crucial à carreira profissional dentro da empresa.

Leia mais
Comportamento ético é condição de empregabilidade

Foto: questioneequestione-se.blogspot.pt

One Comment

  1. MIRIAM STOFFEL

    16 março, 2014 at 11:49 am

    Achei muito bom. Precisamos em nossa a maioria das pessoas rever os seus valores éticos.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…