Etiqueta Empresarial

Lidando com as diferentes situações do dia-a-dia de uma empresa

Nos dias de hoje tão importante quanto ser especialista no que se faz é ter uma boa postura profissional. Ninguém está livre de cometer gafes, mas ficar atento a alguns detalhes de comportamento evita deslizes que, em determinadas situações, podem ocasionar ‘prejuízos’ graves. Afinal, para iniciar um bom trabalho, nada como começar com uma boa impressão, e para isso, a etiqueta empresarial é essencial.

Esse assunto que para muitos pode ser encarado como banalidade vem ganhando cada vez mais atenção por parte das empresas. Sites especializados oferecem desde as dicas mais simples até cursos completos sobre etiqueta empresarial, tem sido cada vez mais comum empresas contratarem serviços de assessores empresariais, profissionais responsáveis por orientar sobre ‘boas maneiras’ no trabalho. Deixando claro, que o comportamento adequado abre portas para o profissional.

A etiqueta empresarial permite ao profissional tornar-se agradável, viver com mais segurança e espontaneidade. Ela mostra que a boa apresentação pessoal, tanto no que se refere a atitudes quanto ao modo de se vestir, é o resultado do balanceamento ideal entre o bom gosto e o bom senso. A mesma capacidade que o profissional tem para ocupar o cargo deve transparecer na sua preocupação em se autoproduzir para exercer sua função adequadamente

Uma dica básica segundo os consultores é evitar ao máximo ser visado de forma negativa, para uma empresa o bom funcionário é aquele que não dá nenhum tipo de dor de cabeça. Não se esqueça, na hora de uma promoção até os pequenos detalhes a seu respeito serão analisados, já numa situação em que sua “cabeça” possa estar a prêmio, seu comportamento pregresso na empresa contará como um agravante ou atenuante.

A pergunta clássica do recursos humanos ao seu chefe será como tem seu o comportamento em relação ao trabalho? E aí, será que você se sairia bem dessa?! Max Gerinhger, consultor, publicou o livro Emprego de A a Z abordando assuntos relacionados ao ambiente de trabalho que podem ajudar o profissional a responder questões como a exposta da melhor forma possível. A visão que uma empresa faz do funcionário é sempre prática e objetiva. Por isso, o profissional estará sempre em constante observação. Atitudes simples que devem ser incorporadas na rotina de trabalho fazem muita diferença e são válidas para você se dar bem nas diversas situações que eventualmente apareçam.

Atualmente a imagem está muito ligada à presença corporativa e fala muito sobre as pessoas. Desde a fase curricular até a sua conduta diária, a avaliação ao profissional feita pela empresa é contínua.

Assim, dicas simples, porém muito importantes, fazem toda diferença na rotina do ambiente de trabalho, como por exemplo:

  • Estar atento à maneira de se vestir, traje adequado é sempre aquele discreto, sem exageros, em que o profissional possa estar vestido tanto para cumprir seu expediente normal quanto para se apresentar numa reunião de última hora.
  • Atrasos soam como falta de compromisso. Pontualidade é imprescindível, e faz qualquer chefe se sentir satisfeito o bastante para levar este item em consideração no momento de uma promoção.
  • Cordialidade deve ser palavra de ordem no vocabulário. Um profissional que consiga lidar com diplomacia nas diversas situações que surjam, e mantém bom relacionamento com todos sem se anular, certamente será visto com bons olhos.
  • Mostrar iniciativa e atitude é sempre muito importante, e use sempre o bom senso, o mais importante é encontrar a melhor forma de agradar ao chefe sem comprometer a imagem com os colegas de trabalho, além de ser eficiente e competente!

Foto: Wili_hybrid no Buscarempleo.es

Aqui va el codigo

Deixe uma resposta

*