Home Condições de trabalho Evitando a procrastinação

Evitando a procrastinação

4 min read
0
Procrastinação
Procrastinação, hábito do brasileiro
Apesar de ser um dos países com a maior carga horária de trabalho, o Brasil é conhecido ao redor do globo por ter um dos menores índices de produtividade, se comparado com o tempo que os empregados passam no emprego.

Um dos motivos que levou a esse resultado é a procrastinação, o que significa o ato de deixar atrasar as tarefas ao máximo possível, o que impacta de diversas formas nosso desempenho e possível ascensão profissional.

O lado bom é que quanto mais cedo você abandonar esse hábito, mais facilmente ocupará um lugar de destaque na sua área de atuação. Deseja adotar uma postura mais participativa mas não sabe como? Confira algumas dicas:

Conscientize-se

É muito, muito difícil que um profissional descomprometido e procrastinador consiga crescer na carreira. Tanto os superiores como as empresas valorizam o empenho, a proatividade e o empenho demonstrado por seus funcionários. Qualidades que não costumam ser vistas por quem gosta de procrastinar.

Planeje

Um dos fatores que favorece a procrastinação é a falta de noção daquilo que precisa ser executado primeiro ou o que vem a ser mais urgente. Estruturando sua agenda e conferindo quais são as prioridades, trabalhos pontuais e tarefas do dia a dia. Fica mais fácil acompanhar a evolução do seu trabalho e mais difícil deixar as tarefas “para lá”.

Concentre-se

A falta de foco é um dos grandes motivos que levam as pessoas a procrastinar. Com tantos estímulos proporcionados pela internet e até mesmo as interrupções corriqueiras no trabalho contribuem para retirar nossa concentração.

Tente adotar técnicas para recuperar o foco: seja desativando por algum tempo sua caixa de e-mails ou se isolando por algumas horas do ambiente de trabalho. Com o tempo, você absorve essa habilidade e consegue se concentrar mesmo com uma grande movimentação ao redor.

Cumpra o que o prometeu

Não basta fazer uma bela planilha de coisas para fazer e deixá-la esquecida no seu computador. Dê vida à ela: crie compromissos em sua agenda no computador, anote post-its, deixe mensagens no celular ou use qualquer outro recurso que te lembre do que é necessário fazer.

Tire o trabalho da frente

Com o planejamento concluído, é hora de arregaçar as mangas e começar a “desovar” as demandas. Comece por aquelas que têm mais facilidade para ir “pegando o clima” e depois parta para as tarefas mais complexas.

Foto: redacaoevidencia.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …