Home Formação Exame de língua portuguesa para estrangeiros – 2012

Exame de língua portuguesa para estrangeiros – 2012

5 min read
6

Cidadãos internacionais que almejam ingressar no Exame de Língua Portuguesa para estrangeiros concedido pelo Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras) devem ficar atentos. As inscrições estão abertas até 15 de março, exame previsto para o final de abril.

Apenas 20 universidades cadastradas oficialmente no Ministério da Educação localizadas nas cinco regiões mais habitadas do país possuem autorização para aplicar esta avaliação. Aproximadamente 30 nações contêm instituições representativas ligadas ao órgão máximo da esfera educacional brasileira que também participam da prova.

Este documento emitido pelo Ministério da Educação possui reconhecimento internacional. Certidão máxima comprobatória sobre legítimas competências em língua portuguesa, aceita por inúmeras instituições acadêmicas ou empresas.

Pode ser requisitado inclusive aos que necessitam de comprovação depois de conquistar êxito em provas públicas. Dentro do país, simboliza registro indispensável para ingressar em cursos superiores. Na prática, todas as nações do mundo realizam avaliações do gênero com a mesma incumbência de atestar conhecimentos sobre suas línguas.

Informações e dicas para o exame de língua portuguesa para estrangeiros
Informações e dicas para o exame de língua portuguesa para estrangeiros

Quem pode fazer este exame?

  • Estrangeiros de qualquer parte do mundo
  • Cidadão com dupla nacionalidade
  • Brasileiros que não possuem língua portuguesa como materna

Pré-requisitos

  • Pelo menos 16 anos
  • Formação equivalente ao ensino fundamental do Brasil

Formato

  • Avaliação descritiva com duração de duas horas e meias
  • Exame oral em vinte minutos

Estão disponíveis os seguintes certificados:

  • Intermediário
  • Intermediário Superior
  • Avançado
  • Avançado Superior

Resultado final: 27 de junho. Nomes dos aprovados serão divulgados no site oficial da Celpe-Bras ou na edição do Diário Oficial da União.

Informações Adicionais!

O ato de inscrever começa no endereço do site oficial do Celpe Bras. Necessário imprimir boleto para pagamento em qualquer banco, confirmar quantia paga e se matricular com recibo comprobatório e documento de identificação original. Os dois itens necessitam estar com candidatos inclusive no dia da prova. Fiscais devem solicitar os mesmos na porta da sala. Local, horários ou dúvidas adicionais podem ser sanadas nos próprios postos aplicadores, locais onde devem ser realizadas as inscrições.

Normalmente certificados possuem prazo máximo de 90 dias para serem expedidos. Importante não se esquecer do protocolo recebido na matrícula no momento de pegar o certificado. Caso candidatos necessitem do documento antes do tempo estimado, motivações profissionais ou acadêmicas devem ser comprovadas no momento da inscrição. Cartas de empresas, universidade, ou até mesmo editais de concursos servem como excelentes provas para conquistar esta antecipação.

Procure estar bem alimentado e descansado no dia da prova. Confira outras dicas essenciais sobre como se destacar em avaliações profissionais ou acadêmicas, aqui mesmo, neste ciberespaço especializado em mercado de trabalho.

Fonte: Portal.mec.gov.br

6 Comments

  1. Geni Nogueira

    21 fevereiro, 2012 at 11:55 am

    Favor me informar as Universidades Cadastradas pelo MEC, para a realização dos exames(proficiencia da lingua portuguesa para estrangeiros) CELP BRAS, no SITE não consta os nomes das 20 universidades cadastradsa.Local para a inscrição e realização das provas??
    Onde encontrar o material didático proposto? Obrigado pela atenção.
    geni Nogueira

    Reply

    • Renato Duarte Plantier

      23 fevereiro, 2012 at 8:11 pm

      Olá, Geni Nogueira.
      Também estamos na dependência da informação gerada no site oficial.
      Obrigado por ter visitado o ciberespaço.

      Reply

  2. Geni Nogueira

    21 fevereiro, 2012 at 12:01 pm

    Estou no aguardo de uma resposta.

    Reply

  3. Viviane

    24 fevereiro, 2012 at 9:58 pm

    Boa noite gostaria de uma informaçao; nao sei se é da vossa competencia, mas se souberem me informar agradecia; uma pessoa com nacionalidade Brasileira com 75 anos que vive em portugal a 17 anos, tem realmente que fazer o exame de lingua portuguesa? no caso da pessoa so teve estudo ate a 2 ano, e sabe le e escrever razoavelmente, ela ja tentou uma vez fazer o exame e nao conseguiu pois a alfabetizaçao dela é pouca. é possovel fazer outro tipo de exame ou onde posso conseguir me informar melhor? Obrigada pela atençao Viviane

    Reply

    • Renato Duarte Plantier

      26 fevereiro, 2012 at 5:46 pm

      Olá, Viviane.
      Você só deve realizar o exame caso alguma empresa queira te contratar e exija isto. Caso os seus objetivos no Brasil sejam outros, não há nenhum obrigação quanto ao exame.
      Na prática existem diversas escolas no Brasil que oferecem cursos pequenos como exames rápidos.
      Qualquer dúvida adicional, estamos a disposição.

      Reply

  4. vitaliy

    2 junho, 2012 at 8:31 pm

    Diga-nos quando a seguinte entrada para o exame. Obrigado

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…