Home Entrevista de emprego Fichas de entrevista de emprego. Porque é necessário respondê-las corretamente?

Fichas de entrevista de emprego. Porque é necessário respondê-las corretamente?

5 min read
4
Responda completamente as fichas em entrevistas de emprego, muitas vezes elas representam o critério de desempate para o cargo desejado

Uma das coisas mais naturais nas entrevistas de emprego são as fichas. Por vezes elas são bem simples, não necessitam nem de cinco minutos para o preenchimento, já outras, são longas, extensas, cheio de prolixidades. Parece que você tem que refazer, além do seu currículo pessoal já enviado, mais outras eternas opções adicionais. Apesar de ser extensa, ela é extremamente necessária. Pois muitas vezes as fichas em entrevistas de emprego representam o critério de desempate entre os candidatos. Não tenha dúvidas, preencha a ficha completamente.

Os itens respondidos devem estar bem claros para o empregador. Caso não esta à vontade de responder alguma questão, coloque que prefere falar sobre o assunto pessoalmente, isto evita a imagem do “relaxo” e da “preguiça”. Levem todos os documentos, ou os números deles, inclusive: Reservista, FGTS, número do PIS, entre outros. Algumas empresas somente contratam funcionários que colocaram estes números na ficha, só assim podem-se consultar os dados e a veridicidade sobre o que é afirmado pelo candidato, tanto no diálogo quanto no aspecto textual.

Muitas pessoas não completam todos os campos por diversos motivos, seja diferente e se difira disto. Procure decorar todos os números dos documentos, escreva-os em um bloco de papel ou no celular. Porém, anote apenas as siglas em códigos que só você possa entender, porque se o objeto anotado for perdido, seus dados pessoais podem estar em mãos mal intencionadas.

Uma dica é pesquisar alguns modelos disponibilizados na WEB. Procure saber o significado dos itens mais importantes e que normalmente estão presentes na fichas coletadas. Este é um ótimo treino para preencher os dados rapidamente, evite surpresas.

Responda as perguntas de forma correta, objetiva e direta. Muito cuidado com o português. Minimize o tempo, não termine rápido e nem devagar. Lembre que todos os detalhes são observados em uma entrevista de emprego. Caso tenha que fazer texto, organize as idéias em “introdução desenvolvimento e conclusão”, não fuja da clássica ordem dissertativa. Pense muito bem antes de formular as frases e construir o texto, não coloque muitos rabiscos e nem muitas rasuras no documento.

Outra dica é “alimentação” e “sono” em dia. A primeira evita tonturas e fadiga, a segunda auxilia diretamente na concentração. As duas juntas são elementos revigorantes.

Se vista corretamente e se destaque pela sinceridade e a clareza dos dados. Ponha em mente que é no momento do desemprego que se deve cuidar mais ainda da saúde, pois sua manutenção é uma vantagem, inclusive, para preencher a ficha de emprego de forma mais tranqüila e adequada.

Leia mais:

Siga nossa dica e tenha sucesso em uma entrevista de emprego
Conheça ficha de emprego do programa “Primeiro emprego”

4 Comments

  1. maisa arruda fronza

    6 março, 2012 at 4:56 pm

    Boa tarde , sou professora de português e gostaria de ensinar o preenchimento correto da ficha de recrutamento e modelos de dcurriculum vitae,se vcs pudessem me enviar agradeceria.
    obrigada,
    maisa

    Reply

  2. The Diktyo

    13 abril, 2012 at 3:01 pm

    Boa tarde Maisa,
    Você pode acessar na secção Modelos Curriculums do blog e encontrar muitas informações.

    http://euquerotrabalho.com/modelos-curriculum

    Reply

  3. julio cesar brito gonçalves

    7 maio, 2012 at 2:45 pm

    quero muito aprende

    Reply

  4. Fatima

    17 maio, 2012 at 8:26 am

    Todos os artigos de Renato, que sempre tentam ler são muito bons em aprender todos os passos para encontrar trabalho. O caminho para conseguir entrevistas, como se comportar e para preencher formulários e aplicações, é bem preparado para fornecer todas as sugestões e conselhos.

    Também é oferecido um lugar de publicação de vagas de emprego i mercado de trabalho.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…