Home Procura de emprego Fui demitido, o que faço?

Fui demitido, o que faço?

4 min read
0
Dicas para recolocação profissional depois de ser demitido

Seguramente ser demitido não é agradável para ninguém, e sempre procuramos afastar esta idéia do nosso dia-a-dia, porém não podemos negar que esta situação é eminente a todos àqueles que estão no mercado de trabalho. Quando isto ocorre, a primeira idéia que temos é de que não fomos competentes o suficiente para assumir aquele posto ao qual estávamos à frente. Mas, nem todas as demissões são fruto de falta de capacidade ou similares, portanto, o primeiro passo a ser dado para encarar esta situação é rechaçar a idéia de falta de competência, ao invés de dizer que “está desempregado” diga que está “em busca de novas oportunidades”. Assim, você se sentirá melhor e irá eliminar idéias negativas a respeito de sua demissão perante o mercado de trabalho.

O segundo passo é não ficar parado. Talvez agora, com tempo, seja a hora de aplicar aquele antigo projeto que você tinha em mente ou até mesmo repensar sua carreira profissional, redesenhando metas e objetivos e se perguntando se realmente está satisfeito com sua profissão.

Reveja seu curriculum vitae, atualizando-o com novas informações como cursos concluídos, últimas realizações e funções desempenhadas. Você pode conferir dicas de como montar um bom curriculum vitae neste blog.

Ative o seu networking imediatamente, quanto mais pessoas souberem de sua situação, mais rápido poderá vir ajuda. Neste caso, não deixe que o orgulho te impeça de te pedir ajuda. Lembre-se que está é uma situação em que todos poderão passar.

Procure na internet, ou em instituições que você conheça cursos rápidos e gratuitos. Não importa qual o conteúdo do curso, o importante é agregar conhecimento, além de ampliar seu networking, pois certamente no curso você conhecerá pessoas que poderão te auxiliar na busca de uma recolocação profissional.

Aproveite também para realizar atividades culturais como ir ao museu, teatros, cinema, alugar algum livro em bibliotecas públicas ou até mesmo realizar caminhadas regulares ao parque, não deixe que o foco por uma recolocação profissional imediata tome conta de você, é importante também encontrar uma pausa para relaxar a mente.

Utilize este tempo disponível para se ocupar de alguma maneira, ficar angustiado e desanimado não irá te ajudar, pelo contrário, só te prejudicará, portanto, não se assuste e nem se desanime quando, porventura, receber um convite para desligar-se da empresa ao qual trabalha, encare-o como uma oportunidade positiva de reingressar no mercado de trabalho.

Fonte: webinsider.uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Setor de turismo está aquecido

Com a chegada da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, se…