Guia de profissões: Fotógrafo

Dicas sobre a profissão de Fotógrafo. Entenda se esta representa a melhor escolha profissional para o seu perfil

Dicas sobre a profissão de Fotógrafo

Este profissional possui a incumbência de captar imagens utilizando variados tipos de câmeras e lentes, gravando e reproduzindo em papel ou digitação. Profissão ideal para quem não aprecia trabalhar em locais fechados com caráter extremamente administrativo. Uma imagem vale mais do que mil palavras. Profissionais que conseguem captar momentos singulares e históricos ganham relevado status dentro deste concorrido mercado. Considera-se foto também como forma de arte, inúmeras exposições preenchem os circuitos culturais das grandes metrópoles.

Os princípios básicos das técnicas aplicadas devem estar memorizados automaticamente nas rotinas de trabalho de profissional. Deve possuir domínio na manipulação das técnicas de revelação analógica ou digital. O conhecimento em iluminação faz total diferença no resultado final do tratamento da imagem, normalmente feita como Adobe Photoshop. Outro atributo indispensável está nas noções de enquadramento, onde fotógrafos ambicionam enfocar da melhor forma as imagens de pessoas ou objetos. O caráter do seu projeto está relacionado com as áreas: Jornalística, documental, comercial, publicitária, entre outras.     

Interessante notar a diferença existente entre os cursos de bacharelado ou tecnológico. A primeira opção possui uma formação mis humanística, onde diversas matérias da área de humanas são ensinadas para que os fotógrafos possam fotografar com mais conceito. Por outro lado, a prática está totalmente envolvida nos cursos de menos extensão, deixando os recém-formados com visão mais qualificada no que tange as demandas do mercado de trabalho.

Mercado de trabalho: Pode atuar em revistas, jornais, emissores de televisão, cinema, agências, entre outras diversas áreas. As duas formações citadas acima contam com mercado de aberto médio para quem está iniciando. Profissionais precisam estar constantemente atualizados quanto às últimas tendências. São Paulo é considerado o maior mercado, região onde existem oportunidades com renumeração superiores das existentes nos outros estados do país.

Quem possui experiência e está atualizado certamente encontra grande disponibilidade de vagas. As duas grandes capitais da econômica nacional ainda representam os locais onde existem mais chances de encontrar trabalho.

A área onde existe maior concorrência é publicidade, principalmente para aqueles que possuem especialização e experiência no mundo da moda, fotografando modelos para catálogos ou em desfiles, trajando peças de mais variadas marcas de bens manufaturados.

Existem alguns profissionais que abrem estúdios próprios no intuito de captar sua clientela própria, funcionando como um trabalhador-empresa. Custos para montagem de estúdios fotográficos são intimamente menores do que os existentes nas áreas de rádio ou televisão.

De acordo com a Associação Profissional dos Repórteres Fotográfico e cinematográficos do Rio de Janeiro a renumeração inicial gira em torno de R$ 358 para saídas com limite de 3h. 

Leia mais:
Dicas para fotógrafo freelancer

Foto: santanasabi.blogspot.com.es

Aqui va el codigo

Deixe uma resposta

*