Home Dicas para o trabalhador Horário de almoço, como cumprir?

Horário de almoço, como cumprir?

5 min read
0
Quando se almoça na empresa?
Almorço no trabalho

Passar o dia no trabalho é uma situação bastante complicada. Isso se torna ainda pior quando é necessário fazer o horário de almoço também nesse local. Todos os profissionais que trabalham oito horas por dia tem direito a uma hora de almoço. Esse horário é livre para que o empregado faça o que quiser, contudo devido a vida moderna muitas pessoas não conseguem voltar para casa para almoçar e acabam almoçando nas dependências da empresa, seja com uma marmita ou no restaurante da empresa. Saiba nesse artigo quais são as armadilhas para os profissionais que fazem isso e como evitar possíveis problemas que essa situação pode causar.

Uma hora é tempo suficiente para almoçar com calma, desde é claro que não se faça necessário deslocar-se até sua residência e cozinhar a própria comida. Nos dias de hoje, raramente as pessoas moram perto de seus locais de trabalho e qualquer deslocamento pode tomar muito mais de uma hora, sendo assim, não são raras as empresas que oferecem restaurantes para seus funcionários. Para quem tem a opção de almoçar no restaurante da empresa vive-se o dilema de que não é possível sair das dependências da empresa mesmo no horário de almoço, o que pode acarretar alguns problemas.

Um dos problemas mais comuns é o descumprimento do horário de almoço. A uma hora a qual todos os trabalhadores tem direito em seu dia de serviço não serve apenas para se alimentarem com calma, mas representa também um importante período de descanço, durante o qual não se deve trabalhar. No entanto, quando o funcionário permanece em sua sala e com colegas esse descanso pode tornar-se uma armadilha na medida em que sem se dar conta acaba-se por atender telefonemas, conversar sobre problemas e responder e-mails profissionais.

Uma das maneiras mais efetivas de fugir disso é se policiar e encontrar ocupações pessoais para esse horário. Entre as opções mais viáveis está ler um livro, jogar um jogo, acessar redes sociais ou mesmo fazer uma ligação para um amigo. O mesmo dilema sofrem as pessoas que levam marmita para o serviço. Nesse caso a alimentação pode ainda ser mais rápida, uma vez que evita as filas dos restaurantes e muitas vezes a pessoa acaba por almoçar sozinha. Assim como no caso anteriormente citado, vale a mesma dica, utilize o tempo para ocupações pessoais, programe-se e fuja do tédio que o levaria a trabalhar no período de descanso.

O uso do horário de almoço para o trabalho muitas vezes foge do controle do empregado e acaba por ocorrer por motivos de necessidade de adiantar um serviço, ou um pedido de terceiros. Contudo, vale a pena lembrar que você deve se negar a trabalhar em um horário que não é só seu direito, como seu dever, uma vez que não pode, nem que queira, abrir mão desse descanso garantido por lei quando se trabalha oito horas por dia. Dever e direito que garantam sua qualidade de vida pessoal e profissional.

Foto: inninformativo.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…