Home Dicas para o trabalhador Ideologia no trabalho

Ideologia no trabalho

5 min read
0
Lidar com as diferentes ideologias no trabalho
Ideologia no trabalho

O país está em efervescência de ideias. Sempre que isso acontece, seja pelo aparecimento de um movimento social, seja em um momento de eleição ou com o surgimento de um tema polêmico na mídia vira assunto em todo o lugar. Não seria diferente no local de trabalho. Como lidar com diferente ideologia no trabalho e con os diferentes posicionamentos que emergem sem que isso atrapalhe sua relação com colegas e chefe?

É bastante comum que pessoas que trabalham juntas conversem sobre assuntos diversos que extrapolam a esfera do trabalho, entre as pautas preferidas estão futebol e política, assuntos em que encontrar opiniões divergentes não é difícil. Desse modo é fácil em uma roda de amigos, ou em conversas com a família, a discussão de tais temas ser bastante inflamada, mas como lidar com isso no ambiente de trabalho?

Muitas pessoas optam por simplesmente não tocar em assuntos polêmicos especialmente quando já sabem de antemão que possuem opiniões divergentes dos colegas, mas nem sempre essa é a única solução. O ambiente de trabalho pode sim ser um local em que você coloque suas opiniões, desde que o faça de forma sensata e comedida, e principalmente observando se suas ideologias não ferem as da empresa, o que poderia gerar problemas, clique aqui para saber mais.

No mundo de hoje, com redes sociais, muitos compartilhamentos e exposição frequente será difícil alguém esconder suas posições políticas e ideológicas, portanto a melhor saída é ser bastante coerente e sensato não só no que diz, mas também no que faz no mundo virtual. É importante lembrar também que expor suas opiniões é bastante positivo, mas querer impor o que você pensa aos outros, ou defender argumentos ofensivos e preconceituosos, em qualquer lugar, e especialmente no trabalho não é nada bom.

Se em seu ambiente de trabalho, você e seus colegas conseguem manter conversas sobre temas polêmicos, mesmo que discordando, com educação e bom humor é ótimo, agora caso você tenha um colega prepotente, com opiniões diferentes da sua e que está sempre disposto a discutir e brigar para defender um ponto de vista o melhor que tem a se fazer é optar pelo silêncio. Não entrar em brigas e discussões desnecessárias e ignorar atitudes desse tipo é a melhor saída para manter uma convivência agradável com todos.

Contudo, vale lembrar, que se você se sente reprimido ideologicamente, e em discordância com a maioria dos colegas e chefe a atitude mais saudável seria buscar um novo emprego em um local onde suas diretrizes estivessem em consonância às da empresa. Isso não só facilitaria suas relações pessoais como maximizaria as possibilidades de crescimento dentro da empresa, uma vez que suas ideias e ideais seriam compartilhados e compreendidos.

Para entender mais sobre os benefícios e também os problemas que diferenças no trabalho podem causar leia esse artigo clicando aqui.

Foto: adventistasnews.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…