Home Estágios Importância do estágio

Importância do estágio

5 min read
0
O estágio remunerado
Vantagems do estágio

Para quem está estudando, seja em um curso técnico ou superior fazer um estágio remunerado é sempre uma opção. Mas quais são as vantagens de se fazer um estágio? Entenda aqui porque essa pode ser uma boa opção para você que pretende investir na própria carreira.

O estágio pode funcionar como primeiro emprego. Normalmente para as vagas de estágio não é exigida qualquer forma de experiência. Então o estágio se torna uma excelente forma de iniciar sua inserção no mercado de trabalho. O estágio por estar obrigatoriamente relacionado à uma formação em andamento traz ainda mais uma característica vantajosa: mesmo que não seja o primeiro emprego pode ser o primeiro emprego na área que está se graduando.

Essa vantagem de se apresentar como uma primeira experiência na área de formação é uma especificidade do estágio que deve ser muito explorada pelos profissionais. Isso porque o estágio não só aparece como uma oportunidade de remuneração, como também é um momento de aprendizagem e de formação. Nenhuma empresa deve esperar que o estagiário esteja pronto para atuar em sua profissão. O estágio é exatamente esse espaço para complementar a formação do estudante. É nessa experiência que o estagiário aprenderá especificidades sobre a atuação de sua profissão.

Essa talvez seja a maior vantagem e importância de se fazer um estágio. O estágio é inclusive obrigatório em diversas áreas, pois trata-se de uma importante complementação da formação profissional do estudante. Seja obrigatório ou não é imprescindível que caso se tenha a oportunidade se opte por fazer um estágio. O formato que atualmente as normas de estágio possuem inclusive propiciam que o estudante possa atuar profissionalmente e levar os estudos sem prejuízo.

Além dos fatores já citados, outra característica muito marcante do estágio refere-se às relações que são criadas. A chance de um estagiário tornar-se um funcionário efetivo não é pequena. Contudo, mesmo que isso não ocorra é uma inserção de contatos. Ao atuar como estagiário em sua área sua rede de relações nesse meio aumenta muito. Essas novas relações podem e devem ser aproveitadas quando após a formação o estudante for em busca de empregos em sua área, afinal sabe-se a importância que se tem uma indicação no momento de conseguir um emprego.

Por fim há um ponto que ainda pode ser colocado que confere vantagem ao se fazer um estágio: a remuneração. A remuneração do estagiário, considerando-se as horas trabalhadas costuma ser muito boa, mesmo sem ter alguns dos direitos de funcionários CLT, é vantajosa quando comparada à remuneração de alguém sem formação específica. Dessa forma, é interessante estar atento às oportunidades de estágio que costumam aparecer para diferentes áreas e em diferentes momentos. Essas oportunidades são diversas e existem muitas vagas oferecidas por grandes empresas anualmente. Vale a pena ficar atento e investir nessa ideia.

Foto: vereadoraterezamezadri.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…