Home Formação Importância do português para conseguir um emprego

Importância do português para conseguir um emprego

5 min read
0
A importância do português
Português, o idioma mais importante.

As pessoas em geral, quando estão procurando um emprego logo pensam na importância que tem ser fluente em pelo menos o inglês. Contudo, esquecem que antes de falar bem uma outra língua é imprescindível que se use corretamente o idioma com o qual mais vai trabalhar, seja falando ou escrevendo. Nesses casos normalmente para brasileiros que trabalham no país o idioma mais importante é o português.

O português não é uma língua fácil. Não é simples de se aprender e mesmo os nativos nela se perdem constantemente entre tantas regras e peculiaridades. Se para falar alguns deslizes são aceitáveis, para escrever não se pode errar. Em uma entrevista de emprego é inevitável que o entrevistador não fique atento à forma como o concorrente fala, e nesse caso certos deslizes e erros podem ser fatais para a conquista do emprego sonhado.

Sendo assim, é muito importante refletir de forma crítica e sincera sobre como anda seu português e pensar soluções para que isso não se torne um problema. Para quem fala bem, sem cometer grandes erros de pronúncia, sem vícios linguísticos como o “gerundismo” e sem uso exagerado de gírias e tem somente dificuldade ao escrever a tarefa é mais fácil.

Atualmente softwares de edição de texto e até navegadores já possuem a função de corretor ortográfico. Para pequenos erros eles são bastante providenciais, uma vez que evitam que envie aquele e-mail com um erro gramatical para seu chefe. No entanto, essas ferramentas não são infalíveis e normalmente estão mais atentas a erros de grafia e não de concordância, por exemplo. Mas então o que fazer?

A primeira dica é manter-se sempre atento ao que escreve, em caso de dúvida não hesite em procurar saber como é a forma correta de falar e escrever. Ler é um grande aliado, quem muito lê escreve e fala bem melhor. Esse recurso normalmente é usado quando se estuda uma segunda língua, mas não pode ser esquecido para enriquecer o vocabulário e ajudar a aperfeiçoar o idioma natal.

Além dessas dicas corriqueiras, se você possui muitas dificuldades e já vivenciou experiências em que isso lhe atrapalhou pode optar por fazer algum curso. Em escolas de idiomas, e até em escolas especializadas nisso, é possível encontrar facilmente curso de português para falantes de português. Nesses cursos você aprenderá muitas dicas para não cair nos erros mais comuns e passar vergonha. Também é uma boa pedida para quem quer estar por dentro da nova norma ortográfica do português que entrou em vigor recentemente.

Não perca tempo em buscar ajuda e melhorar seu português, ele poderá abrir muitas portas seja qual for a sua área de atuação. Essa defasagem já é tão evidente que inclusive universidades oferecem cursos de português para seus graduandos. Use o idioma como um diferencial e se destaque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…