Home Formação Intercâmbio idiomas auxilia na procura por um emprego

Intercâmbio idiomas auxilia na procura por um emprego

5 min read
0
Falar outro idioma auxilia para a procura de emprego
Falar outro idioma auxilia para a procura de emprego

Ter experiência internacional, falar mais de um idioma e conhecer diversas culturas são diferenciais importantes que podem garantir uma vaga de emprego. Com o mundo globalizado, é cada vez mais comum que as empresas dêem preferência por profissionais com as características acima. Daí surge a importância de se fazer um intercâmbio.

Atualmente, existem diversas opções de intercâmbio e não é só para jovens não, há programas voltados para todas as faixas etárias. Os mais procurados continuam sendo o High School (Ensino Médio) e cursos de idiomas. Porém, há um aumento na procura por outra modalidade a work and study (trabalho e estudo). Nesse programa, o estudante além de participar de aulas regulares de idiomas, tem um trabalho garantido no país onde se instalou. Antes de viajar, é fixado, na agência que oferece o programa, um contrato com uma empresa que fica responsável por fornecer o trabalho e o salário para o estudante.

Essa experiência aumenta o número de contatos no exterior, o que pode facilitar em possíveis indicações de emprego ou até mesmo uma efetivação na empresa a qual o estudante trabalhou durante o programa.

Intercâmbio a seu favor

Adquirir novas experiências é importante para crianças, jovens e adultos. Além de o intercâmbio possibilitar novas descobertas pessoais e profissionais, ele tem um caráter de qualificação, assim como uma graduação, por exemplo. Em um processo seletivo, se o candidato expuser que já fez um intercâmbio e, assim, pôde conhecer outra cultura e aprender outra língua ele certamente será lembrado pelo recrutador.

Porém, é preciso saber usar essas experiências a seu favor, pois apenas falar da viagem como forma de se promover perante aos outros candidatos pode não ser efetivo. O caminho recomendável é contar, com humildade, tudo o que se aprendeu e como essa experiência modificou seu modo de pensar, por exemplo, no ambiente de trabalho.

Destinos mais procurados pelos brasileiros:

Os brasileiros se identificam com alguns países, em especial, para realizar um intercâmbio. O preferido, apesar do clima frio, é o Canadá e em segundo lugar está os Estado Unidos, seguido pelo Reino Unido. Países como Austrália e Nova Zelândia também são procurados pelos brasileiros devido aos altos investimentos em educação. Já a África do Sul é uma ótima opção para quem pretende fazer um intercâmbio, porém não pode gastar muito.

De volta ao Brasil, as chances de arrumar um emprego aumentam para quem acaba de voltar de um intercâmbio. E esse quadro melhora ainda mais a partir deste ano, com a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, o mercado de trabalho começa a pensar na contratação de profissionais bilíngues e com bagagem cultural.

Sem falar que os salários para profissionais bilíngues são mais atraentes e a possibilidade de plano de carreira é ainda maior, já que caso a empresa tenha filiais em outros países, as chances de transferência para os bilíngues são maiores. Portanto, não importa qual seja o país de sua escolha, a experiência adquirida é rica e, com certeza, se tornará um aditivo na busca por um emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Em busca da estabilidade, profissionais investem em concursos públicos

Para muitos brasileiros alcançar a estabilidade financeira e profissional só é possível po…