Home Profissões Já pensou em trabalhar com moda?

Já pensou em trabalhar com moda?

6 min read
0
Saiba como trabalhar com moda

Se você está pensando em trabalhar no universo fashion mas não sabe por onde começar,saiba que o curso superior tem crescido muito no Brasil, mas também tem opções como o curso técnico, curso de especialização e o bacharelado.Em todas estas opções,é possível  se inserir no mercado da moda. O curso técnico pode ser cursado a partir dos dezesseis anos. É uma boa forma de se encontrar no mercado de trabalho,se você já possui alguma habilidade natural na área e se interessa um pouco mais pelo assunto. Além disso, o curso tecnológico tem um foco bastante interessante na parte prática, enquanto o bacharelado é bastante teórico.

O curso tecnológico na maioria das vezes, é voltado basicamente para uma área específica da moda – alguns para atividades exclusivamente industriais e outros para criação e desenho. De qualquer forma, é uma boa guinada para o currículo,pois as matérias práticas envolvem um maior grau de aprendizado. Técnicas de estilismo, desenvolvimento de coleções,modelagem, corte e costura.Além de visão de administração e gerenciamento de negócios. Cursos técnicos ou tecnológicos normalmente são voltados para a tendência local, por exemplo a UVA-RJ, faculdade particular no Rio de Janeiro, oferece um curso voltado para o design de Carnaval, por exemplo, com duração média de três anos.

O curso bacharelado estuda história da arte e do surgimento da moda,desenho manual e digital,pesquisa de tendências,além de dividir algumas disciplinas com os cursosdesign e comunicação social,que têm cadeiras bastante específicas,como modelagem e desenvolvimento da coleção.É comum encontrar também algum conteúdo voltado para a fotografia,como direção de arte e fotografia de moda.Como trabalho de conclusão,haverá a criação de uma coleção.O curso possui duração,em média,de quatro anos.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho nesta área está em alta no Brasil.Atualmente,o país é o sexto maior em produção têxtil e confecções.Após a graduação,as opções de trabalho são: produção de modaestilismodesigner de tecelagem, design têxtilfigurinistadireção artística, coordenação de eventos, gestor de lojas do segmento, jornalismo de moda, gestão de produção de moda, design de estamparia e ilustração de moda.

Algumas empresas que não trabalham nesta área,já estão começando a se preocupar e contratar profissionais deste setor,afinal o profissional de moda também ocupa funções publicitárias como fotografia, imagem e branding. Quanto mais completo estiver o candidato, maiores são as chances de contratação de exercer direta ou indiretamente os conteúdos aprendidos nas escolas de moda. Apenas no ano passado, foram contratados mais de vinte mil profissionais da área, de diversos segmentos. Afinal, modernidade pede estilo próprio e imagem atual. O mercado é inconstante e é preciso se adaptar de alguma forma.

A boa notícia é que os cursos de moda,antes caros e escassos,estão apresentando opções mais econômicas sem queda de qualidade e em bairros antes esquecidos. As provas de bolsas também são uma boa. Fique ligado!

Leia mais
O que faz um bacharelado / tecnólogo em Moda?
As melhores faculdades de moda no Rio de Janeiro
As melhores faculdades de moda em São Paulo

Foto: shmupilove.blogspot.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Mostra PUC

Para quem está sempre antenado nas novidades quando o assunto é estágio e emprego não pode…