Home Dicas para o trabalhador Lições e benefícios do esporte na vida profissional

Lições e benefícios do esporte na vida profissional

6 min read
1
As artes marciais são um excelente exemplo do esporte aplicada ao trabalho

Que a prática de esportes trás benefícios à saúde todos já sabem. Mas além do condicionamento físico, do combate ao sedentarismo e da prevenção de doenças, também pode oferecer novas formas de encarar o trabalho.

Colocar as lições do esporte em prática na vida profissional pode melhorar a forma como o profissional lida com a pressão, com situações inesperadas, e com a competitividade do mercado e do ambiente de trabalho.

Existem profissionais especializados em oferecer atividades esportivas como forma de treinamento para executivos. Dependendo do que a empresa quer focar, o profissional escolhe o esporte e o relaciona com o ambiente de trabalho.

Os esportes radicais geralmente oferecem lições de superação e coragem.

Para quem tem medo de altura, saltar de paraquedas pode significar a superação de um obstáculo pessoal, que vai aumentar a autoconfiança do profissional, fazendo-o com que se sinta mais capaz de liderar equipes e assumir grandes desafios.

Outra opção radical que pode ser facilmente relacionada com o ambiente corporativo é o Rafting, que consiste em descer uma corredeira superando obstáculos a bordo de um bote com cerca de outras 5 pessoas.

As lições são bem claras, além de estarem todos no mesmo “barco”, ou seja, se o bote virar, todos caem, é preciso também que todos estejam alinhados quanto ao rumo da empresa, ou melhor, do bote. A equipe só conseguirá seguir o rumo certo se todos remarem em sincronia.

Os esportes coletivos, entre eles o futebol, podem ser relacionados com muitos aspectos do mundo corporativo, desde o desenvolvimento individual do profissional, até a gestão de empresas.

A relação feita entre um time de futebol e uma organização é uma das mais citadas em livros e treinamentos. O uso do termo “vestir a camisa” vem dessa relação.

Frequentemente ouvimos algumas pessoas dizendo que a área Comercial sustenta a empresa, e outros respondem que se não fosse a Produção, a área Comercial não teria o que vender, e outras áreas entram na briga reivindicando o título de pilar principal. Estão todos errados.

Sabemos que um time de futebol não é composto apenas pelos 11 jogadores que entram em campo, e as conquistas não podem ser conseguidas sem que haja o apoio necessário de todas as áreas da organização. Ou seja, o time não teria um bom desempenho se não existisse o preparador físico, o treinador, o departamento médico, o roupeiro, ou os jogadores reservas que entram na posição que não é a sua para ajudar o time.

O time de futebol precisa ter atletas versáteis, que possam jogar em posições diferentes, da mesma forma que o profissional moderno precisa estar pronto para atuar em diferentes áreas da empresa. Também não teria muito sucesso um time com 11 goleiros, ou 11 atacantes, os membros do time precisam ter habilidades que se complementam.

As artes marciais são um excelente exemplo de disciplina e hierarquia. Não importa o tamanho ou idade do seu professor, dentro do tatame ou do ringue ele é o seu mestre. Isso ajuda os profissionais a aceitarem melhor a cadeia hierárquica e o fato de ter um chefe mais jovem.

Existem inúmeras relações que podem ser feitas entre o esporte e o mundo corporativo.

Visite um médico, veja como anda sua saúde e qual a atividade mais adequada para você. Se já pratica algum esporte, medite sobre as lições que você pode aplicar na vida profissional.

É vitória certa!

Foto: RodrigoFavera no Flickr

One Comment

  1. debora

    7 outubro, 2011 at 1:14 pm

    é verdade,as pessoas podem fazer qualquer esporte,ao seu favor,mesmo que alguém as impessa. de alguma maneira o esporte é uma maneira de se comunicar com o corpo,tipo artes marciais,capoeira,etc…faça qualquer esporte não deixe que os outros escolham por voçe,faça sua preferencia,pois ESPORTE É VIDA.
    debora rabelo!!!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desafios da Liderança

Um dos grandes desafios na carreira de qualquer profissional é se tornar um Líder. Entende…