Home Direito Mais de 40 Milhões de Demissões Sem Justa Causa no Brasil

Mais de 40 Milhões de Demissões Sem Justa Causa no Brasil

4 min read
0
Demissões sem Justa Causa

A falta de preparo profissional que acaba por gerar demissões sem justa causa é um problema histórico. O problema não pode ser resolvido somente com bolsas de estudo, mas sim com o fim da corrupção. Afinal, o que vale injetar verbas se as mesmas são desviadas? Confira! Mais de 40 milhões de demitidos sem justa causa em quatro anos. Ministro do Trabalho acredita que o principal fator está relacionado com a falta de preparo profissional.

Estes é o grande retrato do mercado de trabalho de uma das grandes economia do mundo. Os índices econômicos sobem junto com a demanda por novos trabalhadores capacitados, entretanto a educação permanece com passos muito lentos. Se todo o potencial produtivo fosse de fato uma realidade o país já estaria entre os grandes primeiros da lista. O ministro do trabalho confirma o verdito e passa implicitamente a problemática para o Ministério da Educação.

Segundo o Ministério do Trabalho foram demitidos 41,9 milhões de empregados sem justa causa. Os números são contabilizados de janeiro 2007 até agosto de 2011. Vale ressaltar que o valor se equivale a 57% do total de demissões em todo o período: 72,8 milhões.

O mesmo órgão público afirma que em 2011 ocorreram 6,8 milhões de demissões do gênero, sendo que aproximados 975 mil foram dispensas por justa causa.

De acordo com o ministro do trabalho, Carlos Lupi, o aspecto está intimamente relacionado com a falta de preparo profissional dos trabalhadores brasileiros, problemática que se estende por longas décadas. Surgem e desaparecem crises econômicas, mas o país continua perdurando  nesta situação, como se uma ordem superior não permitisse com que a grande população encontre finalmente o caminho da emancipação profissional.

“O nível de demissão sem justa causa está muito alto e precisa ser acompanhado de perto. Acho que pode estar ligada à falta de qualificação profissional, que vem se confirmando como um grande gargalo no desenvolvimento pleno do Brasil”, afirma Lupi.

De certa forma o ministro está correto em afirmar com bastante clareza o que grande parte da cidadania já sabe. Entretanto, o que falta mesmo é uma citação pragmática condizendo que a corrupção está com seus dias contados na área da educação.

De fato, a esperança reside na presidenta Dilma que entre outros planos almeja acabar com os roubos existentes no nosso erário para finalmente nos tornarmos independentes destes espectros do passado.

Contratações: A título de informação é interessante analisar que as contratações durante os quatros últimos anos foram de aproximadamente 80 milhões, onde 12,8 são profissionais que assumiram os seus primeiros empregos.

Leia mais:
Dicas para denunciar despedimento sem justa causa

Foto: Antonio Rochaainsf no Picasa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…