Home Formação Mandarim é a língua da vez?

Mandarim é a língua da vez?

4 min read
3
Os cursos para aprender o idioma Chinês, o mandarim, estão de moda.

Há anos que a China é o país que mais cresce economicamente no mundo. Em 2010, o país teve um crescimento de 10,3%, o que levou o país a permanecer no posto de segunda maior economia do mundo, à frente do Japão. Por ser um dos países mais influentes no mundo, a tendência é que às pessoas que dominam o idioma chinês, o mandarim, devem encontrar facilmente trabalho em vários campos, como por exemplo, turismo, governo, tecnologia e tradução, já que as empresas brasileiras estão em intensa negociação com os chineses.

O inglês fluente, que antes era o diferencial, passou a bola para o mandarim. Os brasileiros têm observado essa tendência e alguns já estão aprendendo essa língua. E o melhor, aproveitando a comodidade da internet e fazendo cursos online. É o caso do empresário representante de uma empresa de telefonia, Junior Almeida, que considera interessante aprender um idioma além do inglês. De acordo com ele, o mandarim é uma língua promissora, por causa do crescimento da China. Ele fez a opção pelo curso online, porque está voltando à faculdade e se reestruturando financeiramente. Ele descreveu como está sendo essa experiência. “Estou tendo algumas dificuldades por ser uma língua bem diferente do português, principalmente na parte escrita, mas é legal quando você começa a entender algumas coisas. Espero conseguir”.

Já Roberta Ramos, assessora de marketing da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), possui relações comerciais com diversos países, sendo um deles, a China. De acordo com ela, e negociação via intérprete enfraquece por demais as relações. Roberta diz que sabendo pelo menos o básico, pode conquistar a simpatia dos chineses. Ela procurou o curso online e gratuito, porque na cidade onde ela mora, em Vale do Sinos a 30km de Porto Alegre, não havia opções. Ela descreveu como está sendo o curso e seu diferencial. “Entrei em um site que dá o curso online e gratuitamente. Está sendo necessária muita disciplina e dedicação, mas a (falta) de investimento compensa. Achei o curso bacana, pois além das lições, existem vídeos sobre a cultura chinesa e algumas curiosidades gramaticais”.

Vários sites nacionais já disponibilizam o aprendizado em mandarim online. Algumas aulas costumam ser semanais, mas a maioria é de 10 minutos diários de prática e você pode fazer downloads. Grande parte dos sites, existem exercícios práticos com escrita, vocabulário, gramática e caligrafia. Além disso, há os cursos que podem ser feitos de acordo com a sua necessidade, como mandarim para iniciantes, intermediário e para viagens.

Segue alguns sites que disponibilizam cursos.

www.livemocha.com/aprenda-mandarim
http://www.a-china.info
http://www.falechines.com/

3 Comments

  1. Augusto

    1 julho, 2011 at 12:02 am

    Ola,,

    Eu falo mandarim intermediario e moro na China ha um bom tempo, mas sinceramente eu nao sei em que area isso pode ajudar no curriculo, talvez comercio exterior apenas… Porque em outras nao muda nada sinceramente…

    Se eu trabalhasse com comercio exterior eu procuraria aprender mandarim nao so pela china mas pelos paises que falam essa lingua nativamente um deles que cresce muito mais que a China eh o caso de Singapura, HK nao fala mandarim apesar de pertencer a China( fala cantones )…

    Entao para as pessoas que querem aprender mandarim sem duvida eh legal e interessante mas qual o proposito? vc trabalha com comercio exterior?

    Para quem quer aprender eu aconselho o livemocha, eu tenho conta la e aprende muita coisa la entretando nao tem como falar mandarim bem morando num periodo inferior ha 5 anos na China, tenho um amigo que fala bem e esta aqui ha mais de 7…

    Reply

  2. Irina Bezzan

    21 novembro, 2011 at 2:28 pm

    Ola Pessoal, concordo que mandarim é a lingua da vez!!!! Otim Materia, aproveito e divulgo uma excelente oportunidade para vaga em empresa chinesa do setor financeiro
    Necessario mandarim ( mandatório) e portugues fluente. Ira atuar como assessor da Presidencia auxiliando e acompanhando em reuniões, visitas, eventos organização de atividades, administração da agenda e demais atividades relacionadas ao cargo. Necessário habilitação e disponibilidade de Horário. Coordenar fluxo de atividades de natureza administrativa. Servir de interface para clientes e fornecedores. Atendimento telefônico e recepção de visitantes nacionais e internacionais. Inicio Imediato

    Enviar Curriculo para irina.bezzan@markssattin.com com pretensão salarial

    Obrigada pela divulgacao!

    Reply

  3. nego

    1 dezembro, 2011 at 4:18 pm

    nunca..a china podera ser a maior potência do mundo,mas a lingua é e não vai deixar de ser o inglês.Como o editor desse artigo vai falar do mandarim se nem sabe escrever no português,pelo menos é o que está la no subtítulo.”poruqe não aprender pela internet?”.Olha lá…

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Como dar as melhores respostas em entrevistas de emprego

Várias pessoas sofrem com a ansiedade e medo de não se saírem bem em uma entrevista de emp…