Home Formação Mantendo a saúde durante os estudos

Mantendo a saúde durante os estudos

4 min read
0
Cuidar do corpo nos processos seletivos
Estudar sem perder a saúde

Seja para passar em um vestibular ou concurso público, estudar é uma tarefa que exige bastante empenho, disciplina e dedicação. Por isso, em meio ao afã de absorver todo o conteúdo pedido, alguns estudantes acabam descuidando da saúde e adoecendo, o que pode prejudicar seu desempenho nos exames finais.

Quer continuar estudando sem perder a saúde? Confira as dicas que damos abaixo:

  • Tenha certeza de que é isso que você deseja

Ter uma meta que se deseja muito alcançar é a chave do sucesso para a aprovação. Estudar apenas porque é preciso não ajuda em nada: você precisa entender a importância deste ano para o seu projeto final e cair de cara nos livros cheio de vontade para aprender e sabendo disciplinar seu tempo. Mire naquilo que você deseja e siga em frente!

  • Durma bem

O cérebro precisa repousar por, pelo menos, 6 horas, para que ele tenha tempo de gravar o que foi estudado durante o dia. Além disso, geralmente quem não dorme bem permanece com sono durante todo o dia, o que certamente irá atrapalhar seu rendimento nos estudos.

  • Curta a vida

Por mais focado que você esteja em estudar, sua mente e seu corpo precisam de pelo menos um dia para relaxar e recompor as energias gastas nas horas de estudo. Este tipo de descanso ajuda a retomar os livros com mais fôlego e disposição do que se continuasse apenas estudando por horas a fio.

  • Mexa-se

Essa é uma verdade que a maioria das pessoas só acredita na prática, mas vale a tentativa: para momentos de grande estresse e tensão prolongada, nada melhor do que a prática de um exercício.  Esse conselho serve especialmente para quem estuda por horas a fio e geralmente vive entre os sentimentos de ansiedade e frustração.

Exercitar-se aumenta os níveis de serotonina no corpo que é a substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar, além de ajudar a anuviar a mente e a descansar o cérebro dos estudos incessantes.

  • Alimente-se de forma correta

Cuidar do organismo é essencial para um bom resultado nos exames, pois ele é a “máquina” que mantêm o cérebro funcionando.  Opte sempre pelo consumo de alimentos saudáveis e nutritivos e não exagere no consumo de guloseimas e fast foods, que a longo prazo podem prejudicar seu desempenho.

  • Não se esqueça da hidratação

Como cuidar do corpo é um passo importante para o sucesso nos estudos, a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia não poderia passar despercebida. Seu consumo regular pode aprimorar a atividade cerebral e traz outros benefícios ao organismo.

Foto: celeritiesaustralian.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …