Home Formação Melhore sua empregabilidade fazendo reciclagens periódicas

Melhore sua empregabilidade fazendo reciclagens periódicas

4 min read
0
A atualização profissional é fundamental para a empregabilidade

Não é de hoje que se fala em atualização ou reciclagem profissional, porém, com as mudanças acontecendo cada vez com maior frequência, a constante evolução profissional se tornou vital para a empregabilidade.

Já faz muito tempo que uma graduação não basta para garantir um emprego, e em um mercado cada vez mais competitivo, mesmo quem já está empregado corre o risco de perder seu lugar caso não procure se atualizar na área em que atua.

Para quem trabalha nas áreas ligadas à tecnologia não há como ignorar as mudanças frequentes.

Mas não são somente os profissionais de tecnologia que precisam se atualizar constantemente, pois a própria tecnologia obriga profissionais de outras áreas a se reciclar.

Atualizações em equipamentos, novas versões de programas e sistemas tornam praticamente impossível continuar trabalhando sem acompanhar as mudanças.

As atualizações acontecem de formas e ritmos diferentes em cada área, existem mudanças nas leis, em regras fiscais, e até na língua portuguesa.

Diante de tantas mudanças, não há como negar que todos precisam fazer uma reciclagem periódica. O ideal é que essa reciclagem já esteja prevista no plano de carreira ou planejamento pessoal de cada um.

Porém, algumas pessoas bem sucedidas no trabalho ficam estagnadas inconscientemente. Quando ficamos muito tempo em um emprego, realizando as mesmas atividades, temos a tendência de pensar que não precisamos saber mais nada para executar o trabalho. Isso pode até ser verdade em alguns casos, mas ao buscar uma recolocação, o  profissional pode se deparar com exigências que ele não consegue atender simplesmente por nunca ter buscado uma atualização.

Continuar estudando e se qualificando não serve apenas para conseguir um emprego melhor. A atualização profissional geralmente é bem vista pelos empregadores, e pode qualificá-lo para assumir outro cargo na empresa em que trabalha atualmente.

Uma boa forma de se manter atualizado é participar de seminários e palestras da sua área. Isso ajuda a perceber o que está acontecendo no mercado, a conhecer as tendências e saber quais conhecimentos você deve desenvolver para manter uma boa empregabilidade.

Existem também cursos rápidos ou de férias, que são uma boa opção para quem já está trabalhando e precisa apenas se reciclar em um tema específico.

Mas geralmente quem está trabalhando enfrenta um obstáculo para se manter atualizado, a falta de tempo. Para esses casos, existem as facilidades oferecidas pela internet, como cursos online ou Educação a Distância.

Leia sobre seu segmento, compareça a palestras e procure programar a participação em pelo menos um evento relacionado à sua área de atuação por ano, mesmo que seja um curso de um dia.

Atualize-se e esteja pronto para aproveitar as oportunidades que o mercado oferece.

Foto: yproductions/ ypsite.net no Flickr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desafios da Liderança

Um dos grandes desafios na carreira de qualquer profissional é se tornar um Líder. Entende…