Home Entrevista de emprego Melhores respostas em entrevistas de emprego

Melhores respostas em entrevistas de emprego

5 min read
0
Como se preparar para uma entrevista de emprego!

Entrevistas de emprego são momentos onde candidatos ficam com aquele famoso frio na barriga. Medo que interrompe o funcionamento ordenado do cérebro e perguntas que teoricamente seriam fáceis de responder se tornam enigmas confusos de serem resolvidos. Todo segredo para manter a inteligência emocional está baseado em duas essências: Veracidade e Preparo Profissional. No primeiro aspecto, somente os próprios concorrentes podem se ajudar. Quanto ao segundo, esteja preparado para aquelas perguntas mais freqüentes e ressalte as melhores experiências do seu currículo quando for conveniente. Confira as melhores respostas em entrevista de emprego.

Por que saiu do último emprego?
Esta questão normalmente está presente nos processos seletivos e falar a verdade é sempre à melhor escolha. Pois os selecionadores sempre buscam referências sobre os candidatos, principalmente para conferir informações nas antigas empresas. Seja sincero, por maior que tenha sido o problema no seu antigo trabalho.

Fale sobre você!
Jamais demonstre que ensaiou respostas. Seja pragmático e conciso. Tenha algumas informações memorizadas ligeiramente. Explique com bastante cuidado todos os aspectos. Evite falar de lados positivos ou negativos antes destas questões serem solicitadas. Além do seu perfil acadêmico que deve ser explorado com argumentações relacionadas aos cargos ocupados podes expor ligeiramente alguma qualidade.

Qual o seu conhecimento sobre a organização?
Hoje em dia é uma das perguntas que devem ser respondidas qualificadamente. Na internet, diversas informações podem ser encontradas em sites institucionais ou redes sociais. Procure informar-se de todos os dados, desde planos de expansão até solidez econômica, utilizando estas informações para conceder respostas verdadeiras sobre sua intenção de trabalhar no local. Caso perguntem sobre quanto tempo pretende atuar, procure evidenciar um bom tempo, como respondendo que busca um emprego sólido com perspectivas de crescimento.

Qual é sua experiência?
Seja bastante específico, evite falar de outras tarefas realizadas que não possuem relação direta com a posição de trabalho em questão. Caso não tenha atuado na área, tente aproximar-se o máximo possível. Deixando de existir esta hipótese, apenas diga que não possui vivência no setor, más que gostaria de aprender e crescer dentro da instituição. Esta resposta funciona principalmente para concorrentes jovens que também buscam crescimento acadêmico.

Está concorrendo para outras vagas?
Responda que sim caso realmente esteja concorrendo. Ao ser indagado sobre mais questões referentes a esta outra vaga não demonstre muito interesse, transmita a impressão de que sua intenção profissional está focada no cargo para o qual estás realizando a seleção.

Pretensões Salariais
Responder valores muito baixos do que está sendo oferecido no mercado pode simbolizar fraca força-de-trabalho. Pesquise na web as médias salariais para o emprego almejado e sugestione ligeiramente acima do oferecido no aspecto geral.

Leia mais:
Como escolher a melhor pretensão salarial?
Principais erros em entrevistas de emprego!
Como dar as melhores respostas em entrevistas de emprego

Foto: John Henley

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…