Home Dicas para o trabalhador Mudar de carreira

Mudar de carreira

5 min read
0
Dicas para a mudança de carreira
Dicas para mudar de profissão

Mudança de carreira é um assunto muito complicado. Muitas pessoas acreditam que a escolha da carreira é muito importante pois será uma escolha para a vida toda. Contudo isso não é necessariamente verdade. Há modos e modos de mudar de carreira em qualquer época da vida. Aqui daremos algumas dicas para mostrar como isso é possível.

A maneira mais fácil de mudar de carreira é buscar uma nova profissão com alguma característica em comum com a profissão antiga. Isso facilita não só a adaptação à nova profissão, mas também conta muito na hora de conseguir um novo emprego. Um bom caminho então é pensar os motivos que levam a querer mudar de carreira e encontrar uma carreira semelhante na qual consiga superar esses problemas.

Essa nova carreira, se encontrada, deve ser perseguida com empenho. Será necessário investir em cursos de formação e reciclagem, especializações também são uma boa oportunidade de focar em uma nova profissão. O segundo passo então é a busca efetiva pelo novo emprego, envie currículos e não ignore a experiência que já possui mesmo em uma área um pouco diferente.

Contudo se a busca por uma nova carreira significar uma mudança total de rumos profissionais será necessário mais cuidado e paciência. Ao se dar conta que não tem condições de atuar, ou simplesmente que não gosta e não quer continuar na profissão que exerce não é motivos para desespero. O ideal é deixar o emprego que está o mais rápido possível e então se dedicar integralmente a nova carreira. Mas essa nem sempre é uma possibilidade viável, então terá que trabalhar com o tempo dividindo-se entre o trabalho e a formação para a nova carreira.

Nesse caso a busca por cursos noturnos, ou em contra turno ao seu emprego são as melhores opções. A dica de ouro é investir na formação. Mesmo sem experiência se investir na formação as chances de sucesso não são pequenas. Outra dica muito importante é optar por carreiras em que a experiência e a idade não sejam limitadores na hora da atuação. Focar nas relações e possibilidades reais, mas sem abandonar os sonhos e projetos.

Um exemplo para agir com coerência e responsabilidade na hora de mudar de carreira, alguém que já passa dos 40 anos dificilmente conseguirá ter uma carreira profissional como bailarina ou jogador de futebol se iniciá-la nesse momento, mas nem por isso precisa desistir de trabalhar nessa área. Pode encontrar alternativas e atuar como professora, preparador, etc. Isso vale para as mais diversas profissões, pesquise e dedique-se e encontrará uma forma de mudar de carreira. Não se deve acreditar que é tarde para se fazer algo que lhe dá alegria e prazer, aproveite as oportunidades em qualquer momento da vida.

Uma possibilidade de formação é o Sisu, saiba mais aqui.

Foto: ntcrcuritiba.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…