Home Dicas para o trabalhador Não deixe sua carreira parar

Não deixe sua carreira parar

4 min read
0
Vítimas da estagnação
Coloca sua carreira novamente em movimento
Então, um belo dia, você percebe que está parado profissionalmente. Executa as mesmas tarefas, fala com as mesmas pessoas e não faz nem ideia de quando, e se, haverá alguma promoção esperando por você.

É uma descoberta difícil, mas o jogo pode ser revertido caso você deseje colocar sua carreira novamente em movimento.  Basta planejamento, foco e força de vontade para ir em frente:

Seja sincero consigo mesmo: ao perceber que sua trajetória corporativa não está seguindo o caminho previamente traçado por você, não tente tapar o sol com a peneira, pensando que superestimou suas metas ou por qualquer outro motivo.

Sente-se com seu planejamento de carreira e confira o que anda fazendo de certo e de errado. Caso os erros ganhem uma proporção relevante, veja de que forma pode corrigi-los e redefina sua meta. Mais vale esse baque inicial do que só se dar conta quando a situação estiver bem mais grave.

Não tenha medo de aventuras: muitos são os profissionais bem preparados e com potencial que acabam se estagnando pelo receio de encarar novos desafios, o que geralmente é um erro, pois são esses momentos que costumam dar sentido ao que fazemos.

Lembre-se que, independente da aventura profissional que a vida te coloca, você não estará sozinho e poderá contar com auxílio até mesmo de pessoas ou lugares inimagináveis.

Aprenda sempre: muitos são os profissionais que após o término da pós graduação ou mestrado ficam com a sensação de dever cumprido e param de estudar. Conclusão que, a longo prazo, irá se mostrar danosa à vida profissional.

Seja por meio de cursos rápidos, seminários, outras graduações ou até conversas rotineiras, o profissional não pode desviar seu foco do aprendizado, que deve ser uma meta para toda a vida.

Encare as mudanças de frente: seja uma mudança de chefe, de empresa ou de área, não deixe que esse tipo de medo te prenda a uma posição inferior.

Ao ser informado de uma mudança, reflita consigo mesmo quais benefícios e impactos ela irá trazer ao modo como você desempenha sua função e já comece a traçar um plano de adaptação. Esteja sempre um passo à frente.

Invista nas habilidades de gestão: um líder de fato é a pessoa que além de conhecer o modus operandi da profissão sabe lidar e gerenciar crises e conflitos externos e internos. Aposte no desenvolvimento dessas capacidades e sua ascensão profissional já estará com meio caminho andado.

Foto: blog.gibraltarrisk.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …