Home Estágios O que é Estágio?

O que é Estágio?

4 min read
0
Conesha o que é o estagio
Conesha o que é o estagio
Estágios são regimes de trabalhos feitos para trabalhadores de diversos níveis acadêmicos, desde nível médio até superior. Interessante notar que candidatos que estão cursando pós-graduação podem estagiar, embora as embora as empresas prefira os cursando em nível técnico ou acadêmico. De certa maneira, o estágio visa dar experiência na área ao trabalhador.

Sem Garantias no Futuro!

O que não implica pensar que no futuro deve existir alguma vaga efetiva garantida. Pelo contrário, grande parte dos estagiários não exerce trabalho na empresa em que estão estagiando. Existem concursos públicos que estão direcionados para o estágio, ou seja, os aprovados estagiam, mas não assumem o posto de trabalho de maneira formal.

Há empresas que aproveitam a mão de obra barata e possuem quadro de funcionários compostos basicamente por estagiários. Somente quem se destaca de maneira qualitativa consegue assumir o posto de maneira efetiva. Para conquistar este objetivo as empresas precisam estar dependentes do trabalho exercido pelo funcionário criativo que surpreende na atividade exercida, além das outras que criou com êxito.

Contrato de Trabalho

Diferente dos programas de treinamentos, nos estágios não existe necessidade de contratação CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), ou seja, de carteira assinada. Neste sentido, os empregadores não são obrigados a recolher os encargos trabalhistas, tributários e previdenciários.

Os estagiários são contratados para prestação de serviços em períodos determinados, que não pode ultrapassar período de dois anos. Neste sentido o contrato de trabalho pode ser rompido por qualquer parte, seja para a rescisão ou efetivação. Normalmente as empresas buscam alunos que estão cursando os dois últimos anos da faculdade.

Especialistas apontam que os estagiários podem concorrer aos programas trainees. Caso eles sejam efetivados o contrato de trabalho deve ser mudado para CLT como previsto pelo conjunto de leis trabalhistas brasileiras, que na atualidade está entre os mais fortes do mundo, segundo afirma Brizola Neto, ministro do MTE.

No estágio é oferecida a oportunidade dos estudantes colocarem em prática o que estão aprendendo na universidade. Os empreendedores devem ter em mente que os estagiários não devem ser exigidos como funcionários que trabalham de carteira assinada. Além de faltar experiência, as leis brasileiras são claras quanto com relação ao abuso no trabalho, fato que pode culminar em altas multas às empresas.

Os estagiários necessitam de tempo para se adaptarem. Empreendedores com visão sabem lapidar a força de trabalho e contar com trabalhadores fiéis e produtivos por longos períodos.

Clique neste link e leia 10 dicas para ser efetivado no estágio.

Foto: dafmet.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…