Home Salário do trabalhador O que é folha de pagamento?

O que é folha de pagamento?

4 min read
0
Folhas de pagamento para empresas e funcionários
Folha de pagamento

Em empresas a folha de pagamento consiste na soma de registros financeiros de salários para funcionários. Também traz os bônus e descontos. Na contabilidade o documento se refere ao valor pago aos empregados por serviços prestados durante determinado período de tempo. Desempenha papel importante por várias razões. Do ponto de vista contábil a é indispensável porque os salários e impostos afetam o lucro líquido da maioria das empresas e estão sujeitos às leis e regulamentos (por exemplo, o documento nos EUA está sujeito à regulamentação federal e estadual, assim como no Brasil).

Empregados são sensíveis a erros de folha de pagamento e irregularidades: bom empregador moral paga de forma oportuna e precisa. A principal missão do departamento que administra a documentação do gênero está em garantir aos funcionários quantias a serem pagas de forma correta quanto ao valor e tempo. As retenções e deduções precisam estar corretas. Isto inclui: Pagamentos de salários, retenções de impostos e deduções a partir da renumeração.

As empresas costumam gerar folhas de pagamento em intervalos regulares para o benefício de renda regular dos empregados. A regularidade dos intervalos varia de acordo com a organização, por vezes entre os graus de emprego dentro de determinado empreendimento. Características comuns do documento incluem informações diárias, semanais, quinzenais e mensais.

Terceirização: folha de pagamento

As empresas podem decidir terceirizar suas funções de folha de pagamento para um serviço de outsourcing ou gerenciado. De modo usual companhias do tipo reduzem os custos envolvidos em termos de funcionários que administram o setor, bem como de sistemas e software necessário para processar os documentos.

Há países em que a massa salarial de negócios é complicada e os impostos devem ser apresentados com consistência e precisão para as agências regulatórias aplicáveis. Folhas de pagamento incluem cálculos, deduções, penhoras e outras variáveis, por esse motivo pode ser difícil de gerir, em especial para os proprietários de novos ou pequenos negócios. Outra razão em terceirizar está na crescente complexidade da legislação ao levar em conta que acontecem alterações anuais em códigos fiscais.

Importância da folha de pagamento ao trabalhador

Funcionários podem ter a certeza de que receberam de forma correta de acordo com o dia de trabalho ou os descontos. Problema que acontece de forma pontual está nos descontos que acontecem por falta justificada, como a visita ao médico justificada com atestado entregue ao setor de departamento de pessoal. Quando o fato acontece trabalhadores precisam iniciar o contato ao setor responsável para pedir reembolso.

Foto: www.jotaoliveira.blog.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…