Home Entrevista de emprego O que é seleção de pessoal?

O que é seleção de pessoal?

4 min read
0
Importância da seleção de pessoal
Processo de seleção de pessoal

Processo usado para contratar indivíduos. Embora o termo também se aplique em todos os aspectos do processo seletivo (recrutamento, seleção, contratação, aculturação, entre outro), o significado comum se centra no ato de selecionar trabalhadores de acordo com as perícias do mesmo e a demanda da empresa. A este respeito, as perspectivas selecionadas são separadas e candidatos rejeitados com a intenção de escolher a pessoa que vai ser a sucedida por ter características pressupostas a serem valiosas ao colaborar com a organização.

Os padrões profissionais de “psicólogos industriais organizacionais” exigem que qualquer sistema de seleção se baseie em análise de trabalho para garantir que os critérios para selecionar trabalhadores se relacionem com o entorno laboral e cultura organizacional. Os requisitos para um sistema de seleção são: Conhecimento, habilidades, capacidade, entre outras características.

Sistemas de seleção de pessoal empregam práticas baseadas em evidências para determinar os candidatos mais qualificados e envolvem tanto o recém-contratado e aqueles indivíduos que podem ser promovidos a partir de dentro da organização. Ferramentas comuns incluem testes de habilidade (por exemplo, cognitivo, físico ou psicomotor), conhecimento, personalidade, entrevistas estruturadas, coleta sistemática de dados biográficos e amostras de trabalho.

Desenvolvimento e implantação de tais métodos às vezes são feitos por departamentos de recursos humanos. Grandes organizações contratam consultores ou empresas que se especializam no desenvolvimento de sistemas de seleção de pessoal. Psicólogos devem avaliar as evidências sobre o grau em que as ferramentas de seleção predizem o desempenho no trabalho a evidenciar as provas sobre a validade das ferramentas. Estes procedimentos são validados utilizando um ou mais dos seguintes tipos de validade: Conteúdo, construção e / ou validade de critério.

Um pouco de história: seleção de pessoal

Discursos de concursos públicos chineses foram estabelecidos em 605 AD e podem ser os primeiros testes documentados. Como um campo científico e acadêmico, seleção de pessoal deve a existência à teoria psicométrica. Arte de integrar sistemas de seleção se encontra na perícia nos profissionais que se especializam em Recursos Humanos. De acordo com o SIOP (Sociedade de Psicologia Industrial e Organizacional) os principais tópicos de pesquisa incluem:

  1. A praticidade, confiabilidade, validade e utilidade das diversas formas de medidas de seleção;
  2. Métodos para demonstrar o retorno do investimento aos sistemas de seleção;
  3. Avaliar com justiça;
  4. Questões-legais, tais como o tratamento diferenciado e impacto diferente com total conformidade com as leis;
  5. A generalização de validade em diferentes contextos de trabalho.

Leia mais:

Foto: www.bloglet.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…