Home Profissões O que faz um Bacharelado em Gestão Pública?

O que faz um Bacharelado em Gestão Pública?

5 min read
0
Conheça o que faz um Bacharelado em Gestão Pública

Este profissional aplica teorias clássicas relacionadas com administração de organizações públicas. Está incumbido de aplicar as mesmas para ações que envolvam todo o interesse coletivo das sociedades. Neste sentido possui características relacionadas com as dos planejadores. Possui íntima diferença da administração de empresas justamente pelo caráter de coletividade da usa gestão.

Com o crescimento do país a demanda por este tipo de profissional aumenta consideravelmente tanto com as aberturas de editais como pelas vagas que empresas do terceiro setor ligadas ao Estado oferecem. Conheça um pouco mais sobre a carreira de Bacharelado em Gestão Pública e entenda se esta é a carreira certa para o seu perfil profissional.

A habilitação desta profissão ocorre para que profissionais administrem as políticas públicas. Programas que estão relacionados com programas de responsabilidade do social demandam de grande variedade de gestores públicos.

Conteúdo programático: A maioria das faculdades oferecem grades acadêmicas parecidas com os cursos de administração de empresas ou outras áreas relacionadas como matemática, economia, entre outras. Matérias de humanas relacionadas principalmente com a esfera do direito.

Ainda neste fôlego, a administração pública demanda de conhecimentos específicos para ser desempenhadas qualificadamente. Radiografia de regiões brasileiras, técnicas de finanças para setores públicos, gestão de escriturários, controladores, contabilidade pública e comunicação organizacional em matrizes do estado.

Recomendações de cursos superiores de Gestão pública pelo Brasil

Unicamp / Limeira / São Paulo

USP (Universidade de São Paulo)

UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

UFRN (Universidade do Rio Grande do Norte)

Os cursos normalmente possuem duração de quatro anos.

Mercado de trabalho: Um dos mercados que mais está com as portas abertas é o da consultoria. Diversas ações institucionais são incentivadas no intuito de diminuir custos administrativos. As ações ficam com maior abrangência no que tange aos benefícios providos de políticas públicas.

Interessante notar que a presença deste profissional em projetos que ambicionam financiamentos em instituições financeiras é tida como obrigatória, principalmente nos projetos de grande envergadura que envolve licitações públicas, promovendo todos os contatos relacionados em planos empresariais e setor estatal.

Entretanto, a gestão de políticas públicas como auxiliares de dois dos três poderes públicos ainda representa o maior número de contratações neste âmbito de discussão. Poder Executivo ou Legislativo, setores que mais procuram assessores com bacharelado em políticas públicas, principalmente no setor de contabilidade para órgãos públicos. As organizações governamentais também demandam deles para elaborar gerenciamento ou administrar orçamentos seguindo todas as regras exigidas por lei.

Leia mais:

As desvantagens do trabalho público
Como estar habilitado para concursos públicos

Foto: universitarios.cl

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…