Home Profissões O que faz um cientista social?

O que faz um cientista social?

5 min read
0
Profissional da área das ciências humanas
Cientista social

Muitas pessoas confundem Ciências Sociais com Assistência Social, ambas as áreas lidam com pessoas, mas são muito diferentes. Um cientista social é um profissional da área de humanas completo em vários aspectos, de modo que sua atuação é diversa. É uma área crescente e o profissional que apresente essa formação pode atuar desde o setor privado ao público, em cargos como analista e professor.

As ciências sociais não é uma área nova, contudo vem ganhando com o passar dos anos cada vez mais espaço no mercado de trabalho. O profissional chamado cientista social deve possuir formação superior no curso de Ciências Sociais. Nesse curso o estudante terá noções de sociologia, antropologia e ciência política, áreas do conhecimento que estudam o homem em seu meio social.

A procura cada vez maior pelo curso de ciências sociais se deve ao fato de a disciplina sociologia ser agora no estado de São Paulo considerada obrigatória no currículo. Para lecionar sociologia é necessário ter formação em licenciatura em Ciências Sociais, onde a sociologia e as outras áreas já citadas são abordadas. Contudo não é apenas como professor que o profissional com essa formação pode atuar.

Até a obrigatoriedade da sociologia no currículo a atuação profissional do cientista social se dava especialmente no setor público, veja aqui desvantagens de trabalhar nesse setor. Atuando no setor público em múltiplas áreas o cientista social normalmente assume a função de analista. Essa função é diversa e pode atuar de diferentes formas, pode refletir sobre questões de pertencimento de terras indígenas e quilombolas ou em assuntos de cunho estritamente políticos. A pesquisa de campo costuma ser uma de suas formas de atuação, veja mais aqui.

No setor privado o cargo de analista também é oferecido para cientistas sociais, mas nesses casos há duas principais vertentes de oportunidades: aquelas junto à organizações não governamentais e aquelas junto à empresas e indústrias. No primeiro caso a função pode ser muito semelhante à realizada no setor público, já no segundo caso normalmente utiliza-se as teorias sociais para criação de propostas que auxiliem na geração de lucro à empresa.

Por fim, e talvez a carreira mais comum por parte dos formados em Ciências Sociais que permanecem na área é a atuação acadêmica. Uma das grandes carreiras que um cientista social pode optar por seguir é a carreira acadêmica, onde não apenas lecionará no nível superior como também poderá continuar a realizar estudos sobre a sociedade. Para seguir essa carreira, no entanto, mostra-se na maioria dos casos imprescindível que o profissional busque uma continuação em sua formação com uma pós-graduação.

Além das áreas já citadas, vemos muito cientistas sociais atuando em outras áreas, como é o caso do jornalismo e com formações suplementares de modo que possam usar os conhecimentos obtidos na graduação em ciências sociais para atuar em outras profissões. Para optar por fazer o curso de ciências sociais é preciso gostar de ler e ter vontade de entender o mundo além do senso comum. Um importante cientista social é o ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso.

Foto: sercientistasocial.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…