Home Profissões O que faz um design?

O que faz um design?

4 min read
0
O design é uma das profissões de moda no Brasil

Nas últimas semanas, a regulamentação do Design como profissão foi um dos temas que foram abordados por diferentes veículos de comunicação. Com o reconhecimento da profissão, os profissionais que atuam na área (os designers) poderão assinar seus próprios projetos, ter um plano de carreira e uma definição mais específica das suas competências e habilidades profissionais.

Isso se mostra importante não apenas para os profissionais em si, mas também para toda a população em geral, que usa os serviços prestados por esses profissionais. A bem da verdade, o design [apesar do nome moderno] é uma das profissões mais antigas do mundo, pois é através dele que são criados todos os objetos que usamos no dia, desde as meias que vestimos até o avião que nos transporta de um continente ao outro.

Atualmente, estima-se que, no Brasil, o ofício de Design esteja sendo exercido por aproximadamente 30 mil pessoas que atuam em diferentes categorias. As mais conhecidas são:

Design digital: uma das áreas em expansão e que mais precisam de profissionais capacitados, devido à junção feita entre o design e as interfaces de mídia digital. Quem atua nessa área precisa de se preocupar em criar páginas e hotsites visualmente atraentes, de fácil navegação até mesmo em conexões lentas e que promovam interação com o usuário que acessar a página.

Design de produto: esse profissional trabalha com a criação e produção de objetos e produtos tridimensionais, ou seja, qualquer coisa “real”, que esteja ligada ao uso e consumo humano. Nessa categoria, existem os designs de embalagem, móveis, carros… Enfim, qualquer coisa criada para o uso do ser humano ou de seus animais tem a mão de um design.

Design de moda: jóias, estampas, bolsas e quaisquer outros produtos criados para embelezar o corpo também são obra do trabalho de um ou mais designs, que utilizam pedras, estampas, tecidos, texturas e outros  produtos que fiquem bonitos quando usados.

Design de ambientes: dizem que a nossa casa é o nosso reino particular. Então nada melhor do que garantir o máximo de conforto e beleza possíveis nesse ambiente. Para essa tarefa podemos contar com o design de ambientes, que projeta mesas, cadeiras, sofás e todos os outros móveis que usamos em casa, bem como a iluminação que utilizamos.

Apesar de trabalhar com ambientes tão diversos, todas elas tem algo em comum: o design precisa ser criativo, prestar atenção ao que acontece no mundo e buscar sempre criar produtos que superam as expectativas dos seus clientes.

Foto: umbrofootball no Flickr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …