Home Profissões O que faz um físico?

O que faz um físico?

5 min read
0
Possibilidades da profissão do físico
Professor de física

Todo mundo que fez ensino médio teve um professor de física. Uma primeira distinção aqui é necessária: estamos falando de pessoas formadas em física e não educação física. Mas além de lecionar, o que alguém formado em física pode fazer? Essa é uma área que só tem crescido no mundo e cada vez mais podemos ver profissionais com essa formação atuando em diversas áreas, de escolas até hospitais.

O físico é um profissional que formou-se no nível superior em física, ou bacharel ou licenciatura. Os profissionais formados na modalidade licenciatura são aqueles que atuarão na área de ensino, aqui no Brasil, especialmente como professores de Ensino Médio e Profissional nas disciplinas de física e correlatas. Esse tipo de profissional em sua formação, além das disciplinas básicas sobre física também deve ter uma formação na área educacional para atuar como professor.

Contudo, atuar como professor é apenas uma das possibilidades de quem forma-se em física. No caso dos que optam pelo Bacharel há ainda a possibilidade de mais modalidades. Essas modalidades podem ser escolhidas pelos alunos que entram no curso de física ou, o que vem se tornando bastante comum, os estudantes já optam pela modalidade da física aplicada como um curso diferente da chamada apenas física.

Esse é caso por exemplo da física médica. Em algumas universidades a física médica é uma modalidade do curso de física, em outras ela é um curso diferente. Independente disso o profissional formado em física médica possui o mesmo título e a mesma possibilidade de atuação. Nessa área o profissional terá a possibilidade de trabalhar com a física aplicada para a área de saúde, seja em pesquisa ou dentro de clínicas e hospitais. O físico médico tem uma formação voltada para atuar com questões ligadas a medicina que utilizam-se muito da física, tanto em aparelhos como em equipamentos de última tecnologia.

A atuação do físico também pode ocorrer em empresas e indústrias do setor público de privado. Nesses locais esse profissional normalmente trabalha junto à engenheiros, usando a física de forma aplicada para desenvolver os mais diversos equipamentos, desde foguetes até eletrodomésticos. Em busca de uma especificação da formação do profissional para atuar nessa área já vemos em todo o mundo surgirem os cursos de engenharia física, contudo essa ainda é uma área relativamente nova em termos de formação acadêmica.

Por fim, como toda área com forte apelo acadêmico sugere, o físico também pode atuar na academia como pesquisador e professor. No Brasil atualmente há inúmeras vagas para cargos de professores em universidades públicas e particulares com formação em física. Isso ocorre pois houve um grande aumento no número de cursos de engenharia em todo o país e nesses cursos disciplinas de física são essenciais. Se você se interessa por entender o mundo e gosta de matemática, prestar o vestibular de física pode ser uma boa ideia.

Foto: urbinaga.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…