Home Dicas para o trabalhador O que melhorar para ser um líder?

O que melhorar para ser um líder?

4 min read
0
Saiba como ser um bom líder
Comportamento de um líder

Ocupar um cargo de liderança é o sonho da vida de no mínimo 8 entre 10 empregados, acostumados a visualizar a posição com mais glamour  e liberdade do que ela realmente possui.

Se esse também é o seu objetivo de vida e está se empenhando para conseguir alcançá-lo, é bom estar preparado para assumir a função quando a oportunidade aparecer. E como fazer isso? Desenvolvendo características essenciais para ocupar o cargo e deixar apenas boas impressões:

Atingir as metas propostas

Ainda não foi criada uma forma de fugir desse indicador: só é ouvido e valorizado o líder que consegue executar ou superar o objetivo inicialmente proposto. E se for de uma maneira inovadora, criativa e rápida, melhor ainda.

Se preocupar com seu time

Por mais profissional que um colaborador seja, é imprescindível que o líder nunca se esqueça que seus subordinados são pessoas com desejos, queixas, sonhos e ambições. E faz parte do seu papel ouvi-las e, na medida do possível, fazer o necessário para atendê-las.

Líder de verdade é aquele que consegue o talento de cada um da sua equipe e faz o possível para aprimorá-lo e destacá-lo dos demais, fazendo com que o time siga motivado e cada vez mais aprimorado.

Ter flexibilidade no DNA

Estar em posição de chefia, muitas vezes, significa questionar algumas normas que regem a área em que você se encontra.

Não quer dizer que você passe a questionar tudo o que já foi pré-estabelecido, mas sim conferir as regras que possam atrapalhar o trabalho em equipe, construir uma argumentação consistente e se encaminhar ao superior para se informar sobre a validade do que está sendo seguido e, se possível, sugerindo alterações que possam contribuir para o bem de todos.

Trabalhar em equipe

Além do apoio de consultoria e gestão que fazem parte do dia a dia do líder, em alguns momentos mais delicados ou atarefados será necessário “colocar a mão na massa” de fato, fazendo tarefas mais juniores.

É preciso se conscientizar que essas situações irão acontecer e encará-las com naturalidade e disposição. Essa atitude irá contar diversos pontos para você: tanto para seus subordinados, que se sentirão de fato parte de uma equipe, como para seus superiores, que enxergarão esse ato como proatividade e preocupação com a qualidade final do trabalho.

Foto: negociosybolsa.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …