Home Profissões O que são recursos humanos?

O que são recursos humanos?

5 min read
0
Emprego em recursos humanos
Profissional na recursos humanos

Gestão de recursos humanos consiste no ato de organizar a força de trabalho de empresas e instituições públicas. Responsável por atração, seleção, treinamento, avaliação e recompensa dos funcionários, além de supervisionar a organização de liderança e cultura e garantir a conformidade com o emprego e leis trabalhistas. Em circunstâncias nas quais funcionários estejam legalmente autorizados a realizar um acordo coletivo de trabalho o RH também serve como elo principal da empresa e os representantes dos trabalhadores que em geral se organizam em sindicatos.

Consiste produto do movimento das relações humanas do início do século XX, quando pesquisadores começaram a documentar formas de criação de valor de negócio com uso de gestão estratégica da força de trabalho, desde salários até acordo a evitar greves gerais.

Em início a função dominada por trabalho transacional, como folha de pagamento e benefícios da administração, mas devido à globalização, consolidação da empresa e ao avanço tecnológico, agora se concentra em iniciativas estratégicas, como fusões e aquisições, gestão de talentos, planejamento de sucessão, relações de trabalho, diversidade e inclusão.

Em empresas startup, os deveres de recursos humanos podem ser realizados por profissionais treinados. Nos grupos maiores há conjunto que se dedica à disciplina com equipe especializada em tarefas e lideranças que se envolver à tomada de decisão estratégica no negócio.

Para treinar os profissionais à profissão as instituições de ensino superior, associações e empresas criaram programas de estudo que se relacionam aos deveres da função. Organizações acadêmicas e praticantes também procuram envolver e promover a área de recursos humanos, como evidenciado por várias publicações específicas da área.

Recursos humanos surgiu no mundo do movimento das relações humanas que começou no início do século 20. O estudo ganhou boom inicial por causa do trabalho de Frederick Taylor que explorou a “administração científica” (mais tarde referido por outros como “taylorismo”), que se esforça para melhorar a eficiência econômica em empregos na indústria.

No nível macro, recursos humanos é responsável por supervisionar a organização em liderança e cultura. Também garante a conformidade com as leis de emprego e de trabalho que se diferenciam por geografia e por vezes supervisiona a saúde e segurança. Mediam circunstâncias nas quais os funcionários desejam e estão legalmente autorizados a realizar acordo coletivo de trabalho.

Os recursos humanos serve como elo principal da empresa com os representantes dos empregados. Também se engajam no sentido de fazer lobby com órgãos governamentais para continuar com prioridades: Como no caso das grandes empresas que esperam receber dinheiro do governo para manter o número de empregos, por exemplo.

Foto: nosolorecursoshumanos.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…