Home Profissões Guia de profissões: O que faz um contador?

Guia de profissões: O que faz um contador?

4 min read
1
O que faz um Contador?

Dedicado aqueles que tem interesse na carreira de Contador ou apenas querem conhecer um pouco da história da Contabilidade. O mercado de trabalho e vagas de emprego.

As empresas são extremamente dependentes desta força de trabalho até mesmo para se tornarem mais legalista no que tange ao confisco do governo que almeja saber de forma cristalina os valores negociados e recebidos. Existem cursos técnicos que atestam os alunos como profissionais legítimos. Entretanto, cargos de chefia estão mais reservados aos bacharéis que devem cursar quatro anos em algum centro acadêmico atestado pelo MEC. Entenda o que um contador faz e saiba se esta é a melhor opção profissional.

Características da Profissão de Contador!

Sua função primordial está relacionada com as contas de empresas. Estas devem sempre ser registradas com clareza e presteza para que o controle das receitas seja efetuado com êxito. As despesas e lucros devem ser medidos com bastante controle.

Os registros negociados com a corporação também ficam não mãos deles. Frequentemente é necessário realizar diversos tipos de planejamentos, seja para o controle ou analise relacionada com lucratividade. 

Qualquer tipo de evento econômico é interpretado claramente por este tipo de profissional que pode comunicar aos seus superiores quais medidas necessárias no que tange a direção dos negócios. Os traços e planos para novos investimentos devem sempre ser consultados pelos consultores antes de serem botados em prática – melhor maneira para evitar futuros gastos inesperada.

A visão do patrimônio passa a ser muito mais cristalina quando um contador está responsável pelos números de produção relacionados com a empresa. Existem algumas profissões que só podem ser exercidas por este tipo de profissional, destas as mais ambicionadas são: Auditoria e perícias contábeis.

Outro ponto importante é o registro de toda a responsabilidade e acontecimentos administrativos no que tange as leis dos pagamentos de tributos. Sendo que as despesas desnecessárias podem ser identificadas instantaneamente pelo profissional da contabilidade.

Mercado de trabalho: Segundo o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo existe salário inicial médio de R$1.320. Há 417 mil contadores registrados em toda Federação. Entretanto, os especialistas alegam que ainda falta bastante mão de obra demandada, principalmente nas regiões sul e sudeste. De fato, cada empresa existente deve possuir pelo menos um profissional responsável legal pela contabilidade. Vale ressaltar também o aquecimento no mercado de trabalho do setor público. Com o crescimento econômico da nação a contabilidade pública passa a ser mais demandada pelos Estados.

Registro: Para poder atuar no setor de forma legalista é necessário estar cadastrado no Conselho Regional de Contabilidade. Este fato é obrigatório desde o ano passado, sendo necessário realizar exame de conhecimentos teóricos para conseguir ser registrado.

Fonte: Beatriz no Picasa

One Comment

  1. Raquel

    29 novembro, 2011 at 8:20 am

    Gostei muito¡ É muito interessante, obrigada pelas dicas

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…