Home Dicas para o trabalhador Os concursos públicos

Os concursos públicos

5 min read
0
Preparação para os concursos públicos
Concursos públicos

Uma boa parte dos brasileiros atualmente se destina à preparação para prestar concursos públicos no país. Que exige muita dedicação dos estudantes, transformando os estudos em uma verdadeira ‘profissão’, porém, é sempre uma incerteza quando acontecerá a aprovação e definitivamente a investidura no cargo público que desejam. Então se o candidato não tiver um foco e metas definidas pode acabar perdendo tempo, carregando-se de frustrações e como é um ‘trabalho’ não remunerado, os sacrifícios para manter as dispensas em dias e não abandonar os estudos podem ser bem grandes.

Os cargos nos concursos públicos possuem um atrativo que encanta milhares de trabalhadores que são os altos salários exigindo um “baixo” nível de escolaridade. Há cargos que exigem o nível médio de estudo que chegam a prometer a remuneração de 6 mil reais por mês, tal coisa não encontramos em organizações privadas, porém, os conhecimentos que se exigem nos processos seletivos realmente não estão inclusos nos planos de ensino público do país. Por isso que além da escolaridade, quem almeja um cargo público precisa ter um conhecimento técnico extra sobre direito, administração pública, leis específicas e muitas vezes consciência crítica para questões dissertativas e redações e estar atualizado com o que acontece no mundo.

Uma das leis que instituí os estudos é FOCO. O foco nada mais é do que não sair ‘dando tiro para todo lado’. Há candidatos que ao ser publicado um edital ele é o primeiro a fazer sua inscrição, mas a cada edital as matérias se modificam, as exigências são diferentes, os autores teóricos mudam de acordo com a banca e a didática das bancas são únicas também. Não faz muito sentindo, do ponto de vista estratégico, um candidato fazer sua inscrição para analista de um órgão no Rio Grande do Sul com uma banca examinadora específica, e para analista de um órgão diferente no estado do Pernambuco com outra banca examinadora. Creio ser perceptível que além do acesso geográfico (distância e consequentemente gastos para fazer a prova) como também se as provas forem próximas. Você terá que estudar várias matérias diferentes para as provas, pensar em didáticas e analisar bancas diferentes, o que exige muito mais de você e do seu intelectual como também do seu psicológico.

Outra hipótese que nos remete a falta de foco é concluir um concurso e iniciar a preparação para outro com matérias muito distintas…

Tenha foco em uma área, ou uma função, assim você elimina concursos que demanda “começar a aprender do zero”, você aproveita os conhecimentos dos estudos anteriores e se aperfeiçoa com revisões e detalhes, tem mais tempo para alguns treinos e consequentemente pode estar mais preparado a cada prova, encurtando o tempo que demoraria para conquistar a aprovação almejada.

Se prepare e aposte em você! Boa Sorte!

Foto: universobh.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Trabalho autônomo

O trabalho autônomo hoje é uma realidade de muitos profissionais, e ele traz várias vantag…