Perdi minha Carteira de Trabalho, e agora?

Se você perdeu o documento em questão, respire e veja como prosseguir

Se você perdeu a carteira de trabalho é possível recuperar alguma parte dos dados perdidos.

As leis trabalhistas são extremamente antigas, afinal, toda a experiência profissional é anotada no velho livrinho de anotações. O atraso das leis trabalhistas brasileira e o modo rudimentar de registro tornaram burocrático o processo para quem perdeu o documento de papel.

Neste mundo certas coisas inesperadas acontecem como perder a Carteira de Trabalho, por exemplo. Caso isso ocorra, o primeiro passo é seguir para o B.O policial que pode ser conseguido também através do site da polícia do estado local. Depois siga aos correios, às vezes, surpreendentemente ela pode estar lá, uma vez que a instituição oferece serviço de recuperação de documentos. Caso encontre documentos perdidos vá aos Correios urgentemente, pois alguém pode estar passado por sérios problemas. Pratique cidadania.

Se ela não for encontrada continue a saga na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, ou em Postos de Atendimento como o Poupa Tempo, munidos de: RG, BO Policial, FGTS, Foto 3X4 e Rescisão de Contrato Homologado por órgão trabalhista. Depois, com a 2°Via da Carteira de Trabalho em mãos, é a vez de recuperar os registros.

O MPT (ministério público do trabalho) diz que é possível recuperar alguma parte dos dados perdidos através do site governamental, porém, não existe uma garantia formal que tudo vai estar na Web, inclusive os registros realizados antes do ano de 1976.  Solicite à Superintendência Regional os cadastros registrados pelos antigos empregadores dentro do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Porém, se os antigos chefes não cumpriram os registros corretamente nas instituições governamentais trabalhistas, é chegado o tenebroso momento de procurá-los, um por um, em busca do registro. Reze para as empresas ainda existirem.

Para quem gostaria de se aposentar, mas perdeu a Carteira, os dados podem ser resgatados através da Previdência Social. Procure algum tipo de documento que prove diretamente que você esteve trabalhando no local. Siga ao INSS e preencha a ficha do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Caso o antigo empregador tenha recolhido e registrado corretamente o Fundo da Garantia e o PIS, os dados vão constar no INSS. Se isso não ocorrer é à hora de buscar um advogado e reivindicar este tempo de serviço.

Em 2007 o Ministério do Trabalho contabilizou 2.477.672 solicitações de novas Carteiras de Trabalho. O estado de São Paulo foi o maior requisitante com 808.454 emissões. Quem tem sorte mesmo é a nova geração da “Carteira de Trabalho Eletrônica” com os seus dados realmente assegurados digitalmente.

Foto: Prefeitura de Olinda no Flickr

Aqui va el codigo

47 Comentários paraPerdi minha Carteira de Trabalho, e agora?

  1. Gisleine disse:

    Eu perdi aquele papel que serve para retirar a carteira o que eu faço agora?

  2. Olá Gisleine,

    Sugiro volar o quanto antes para o Poupa Tempo ou órgão governamental que o documento foi solicitado e recomeçar o processo.

    Boa sorte!

  3. sidney fernandes da silva disse:

    perdi minha carteira de trabalho tinha tres registro de empresa a ultima empresa dei baixa dia 02/04/2012 é preciso atualizar as outras

  4. rosalba costa disse:

    bom dia!gostaria de uma orientação perdi minha carteira de trabalho a mesma só constava serviços temporarios e meu ultimo emprego onde ainda estou atuando ao tirar outra a empresa onde eu trb atualiza os dados na nova?

  5. Renato Duarte Plantier disse:

    Olá, Senhora Rosalba Costa.
    A senhora pode formular a pergunta novamente, não entendi muito bem.
    Obrigado pela visita.

  6. ocione disse:

    Olá,hoje aconteceu um desastre com a minha carteira de trabalho.Minha mãe colocou a calça com a minha carteira de trabalho dentro da máquina de lavar roupas!.A carteira ficou bem danificada e quase ilegível.Minha carteira tem apenas um único registro ,que é exatamente o do meu atual emprego.Por favor, gostaria que me explicasse quais os procedimentos que devo fazer para conseguir uma nova via da minha carteira o mais breve possível e com todos os registros que haviam na antiga.
    Abs,

  7. Renato Duarte Plantier disse:

    Olá, Ocione.
    Siga até o Poupa tempo mais próximo da sua residência com RG e duas fotos 3X4.
    Vá para o setor de “Trabalho” e solicite a carteira que vai ser tirada no mesmo dia, com mais ou menos 1h de espera.
    Depois de pegar a sua carteira é necessário procurar o RH ou Departamento de Pessoal da empresa e solicitar o novo preenchimento dos dados.
    Os tributos relacionados com INSS ou FGTS não possuem relação com a perda da Carteira.
    Abraço.

  8. Maria Helena valerio Cardoso disse:

    Tirei minha primeira carteira em 1974, no Rio de Janeiro. Com muitas mudanças ela desapareceu. O que fazer pra saber o número , pois não tenho nada referente a ela.

  9. Andreia dos santos disse:

    Perdi minha 1º carteira de trabalho que tinha apenas um registro temporário, tirei outra carteira, já se passaram alguns anos e tive dois registros nesta nova. Remexendo nos meus documentos, notei que o nº da segunda carteira (com registro de 2 anos em uma empresa e do emprego atual)é diferente do que está cadastrado no meu pis. O que devo fazer?
    p.S (recebo o extrato do meu fgts todo o mês, no qual consta o numero do meu pis – vinculado a carteira antiga)

  10. selma disse:

    perdi minha carteira de trabalho e o emprego que fui fazer entrevista quer os comprovantes que trabalhei na função de aux de produção como faço para ter esse comprovante existe algum site que eu acesso e la posso imprimir os registros que tive em minha carteira de trabalho

  11. Vinicius disse:

    Eu perdi minha Carteira de Trabalho, mas ela nunca havia sido assinada, terei que fazer um B.O do mesmo jeito?

  12. Vinicius disse:

    Tenho um amigo que trabalhou dois dias em uma empresa (como experiencia), e acabou sendo demitido. Ele perdeu a carteira de trabalho dele. Oque ele deve fazer? A Prof disse pra ele que só por ele ter trabalhado apenas 2 dias na empresa ele nem precisa ir no RH de lá pedir outro carimbo, isso é só pra uns 6 meses pra frente. isso é verdade?

  13. Renato Duarte Plantier disse:

    Verdade, não houve efetivação, então nunca existiu contrato de trabalho firmado.

  14. Renato Duarte Plantier disse:

    Sim, se trata de um documento pessoal. Outras pessoas podem utilizar elas para golpes no FGTS, por exemplo – se você não faz BO, pode ter que pagar pelas consequências ilegais feitas com o documento.

  15. Carina disse:

    Ola tive uma briga com a minha irmã e ela pegou minha carteira de trabalho q estava no guardaroupa quando eu estava ausente e com certeza jogou no lixo, e agora tinha 3 registro na carteira e estou passando na ultima etapa de um processo seletivo muito importante e vão me pedir a carteira de trabalho e agora?

  16. Romulo disse:

    Olá gostaria de saber se tem algum siti que posso comprovar se minha carteira de trabalho foi dada baixa normalmente

  17. Regina disse:

    Eu perdi minha carteira de trabalho onde tinha registros antigos temporários de alguns anos atras e o ult registro onde eu atuei até dia 02/04 na ult empresa…é possivel eu recuperar esses registros…e se for afirmativo aonde eu devo recorrer???

  18. cleide disse:

    perdi minha carteira a uns tres anos e meu empregador era japones e foi embora pro japao como faço pra recuperar esse registro que do ano de 1980

  19. Fabio Araujo disse:

    Boa tarde em 1985 tive 5 registro na carteira. perdi a mesma. sò tenho uma com 5 registro recente. como recuperar os registros anterior para a minha aposetadoria?

  20. Iza disse:

    Bom dia,quero saber qual o primeiro passo qnd se perde esse documento?Trablahei 4 anos como empregada domestica,tenho guardado comigo somente aquelas caderneta de capa laranja que minha patroa assinava e eu também qnd recebia o salrio,preciso guardar elas ou posso me desafzer?Onde faço outra carteira?Obrigada se puder responder

  21. marcus disse:

    boa tarde eu pedi conta do meu emprego mais ate hoje nao dei baixa na minha carteira tem algum problema isso ja faz 7 meses?

    obrigado espero a resposta

  22. valeria disse:

    ola…roubaram minha carteira de trabalho e eu ja tirei uma outra pra mim,o problema é que essa nova carteira veio com o numero do pis diferente, to saindo da empresa onde eu trabalhava e agora quero saber por qual pis eu consulto meu extrato analitico e se os meus dados nao estiverem nesse novo pis, o que eu faço??

  23. sandra ALVES PORTUGAL disse:

    ao requerer o saque do saldo do pasep p\motivo de aposentadoria, no BB,exigido a data de emissão da carteira profissional. Minha carteira foi queimada num acidente.Sua emissão é de 1974.O que posso fazer para conseguir a data. Obrigaga

  24. Anderson disse:

    Ola !
    perdi minha carteira de trabalho com papel marron do seguro desemprego e minha resisão e papeis do fgts o q devo fazer fiz o b.o da minha carteira via internet mas os outros documentos o q devo fazer ajuda ai.

  25. Elaine disse:

    Olá perdi minha carteira de trabalho e nela há registro de trabalhos anteriores, gostaria de saber se eu tirando uma segunda via posso pedir que a empresa anterior assine e de baixa para manter os dados atualizados.

    Aguardo uma resposta breve Obrigadoo! :)

  26. Isa disse:

    Perdi a minha carteira de trabalho, fiz ocorrência e algum tempo depois achei a carteira antiga. Como proceder para dar baixa do meu emprego atual???

  27. Jose Abelardo Rodrigues Fernandes disse:

    perdi minha carteira de trabalho tinha que levar no dia 21 de novenbro de 2012 para dar baixa. como faço para receber minha indenizaÇao sem a carteira.

  28. Núbia Beleli disse:

    Por gentileza, perdi minha carteira e tirei outra!
    No entanto recuperei ela depois o que acontece agora! O que devo fazer.

  29. aline disse:

    Perdi minha carteira de trabalho e fui demitida qual o procedimento agora. ja que nao tenho a carteira em mãos?

  30. Alessandra disse:

    Oi,eu perdi minha carteira de trabalho e nela constavam uns 4 registros mas nenhum passaram da experiência (3 meses),se eu tirar a segunda via sou obrigada á correr atrás das empresas pra registrarem de novo ou posso se eu quiser ficar sem registro na segunda via?

  31. Mara disse:

    por favor perdi minha ctps e nela constava apenas um registro do meu antigo empregador, para ter a CTPS registrada precisei acionar a justiça e agora preciso dela juntamente com o registro o que devo fazer, pois sei se precisar procurar novamente meu antigo empregador com o acionei a justiça ele ficou com raiva e com certeza nao ira me ajudar e fazer o registro dos dados novamente, tem outro forma sem precisar recorrer a ele, pois preciso comprovar esse tempo junto ao INSS

  32. Luan disse:

    eu pedi demissao e ja cumpri o aviso previo, agora a gerente esta pedindo a carteira de trabalho pra dar baixa, mas agora eu nao to achando a carteira de jeito nenhum. eu perdi, o que eu faço?

  33. diego disse:

    Estou Atualmente Desempregado, e Perdi Minha Carteira de Trabalho ,Sendo Que Eu Recebo O Pis , Eu Preciso Fazer Outra Carteira de Trabalho, eu Perco o Direito de Receber o Pis ??

  34. carla disse:

    Boa tarde
    perdi a foto da minha carteira de trabalho,levando a identidade tem como eu dar entrada no resgate do fgts e o auxilio desemprego? como devo proceder? levando outra foto no Ministério do Trabalho tem como fazer ressalva para colocar outra foto ou terei que fazer uma nova carteira, ja que fiz homologaçao tudo com o numero da carteira com a foto perdida? desde ja obg

  35. carla disse:

    No Poupa Tempo consigo resolver estas questões,ou tenho que esperar o agendamento do INSS para final do mês que vem para solicitar o CNIS?

  36. Thaisaraujo_ disse:

    Oi, eu perdi minha carteira de trabalho também e nela constavam uns 2 registros mas foram trabalhos temporários, se eu tirar a segunda via sou obrigada á correr atrás das empresas pra registrarem de novo ou posso se eu quiser ficar sem registro na segunda via? E o que eu devo colocar na experiencia do meu currículo, se caso eu ficar com a segunda via em branco?
    Gostaria que me tirasse essa duvida e me respondesse por aqui ou pelo meu email. Grata

  37. PATRICIA disse:

    Ola entrei num novo emprego e estão pedindo minha carteira pra registrar na empresa mas perdi minha carteira e na minha cidade esta sem retirar a carteira. posso me registrar sem a carteira e quando eu tiver ela entregar na empresa?

  38. verlayne de souza disse:

    perdi minha carteira dentro de casa e não acho nem por nada, tem uma semana já, e vou começar em um treinamento de um emprego amanhã, o q eu faço, me ajuda por favor, será q devo contar assim q eu chegar nessa empresa sobre o sumiço da minha carteira?

  39. Silvana disse:

    Boa tarde!
    Tenho cerca de 4 registros em carteira desde 2001, meu ultimo emprego de carteira foi em 2010, pois em 2011 fiz um estagio e logo em seguida abri meu próprio negócio, sem recolhimento, sem pró-labore. A questão é, surgiu uma oportunidade de emprego e eu não consigo encontrar minha carteira, pois a empresa pede comprovação de experiências anteriores. Como faço? Consigo uma segunda via e a recuperação desses registros. Eu tenho o número do meu PIS, isso ajuda?

  40. ACÁCIO GUIMARÃES ALVES disse:

    Olá boa noite renato, bem venho lhe perguntar o seguinte: Meu pai trabalhou de carteira assinada e o primeiro registro e de 1997 porém, ele perdeu a carteira que constava esse registro e outros a mais, por que depois desse ele trabalhou muitas vezes de carteira assinada mas foi tudo perdido. por favor como podemos recuperar? meu pai esta desesperado trabalhou a vida enteira e quando chega o momento de se aposentar ele chegou na previdencia social e eles disserão que não consta por favor nos de uma dica, grato (aguardando a resposta).

  41. ACÁCIO GUIMARÃES ALVES disse:

    renato sou eu dinovo Acácio a data serta do trabalho do meu pai é 1977

  42. bhodinho disse:

    tenho duas carteira de trabalho sendo que a segunda tirei como se fosse pela primeira vez e ja esta assinada quais os problemas que terei com o seguro desemprego ja que nao fi o bo

  43. joana dArc disse:

    lavei no tanquinho a carteira do meu namorado que estava no bolso,ela estava cheia e ela ja tinha requerido uma nova carteira que chegar dentro de vinte dias,com fazer para recuperar os dados da anterior,muitas das firma em que ele foi registrado ja faliu,trabalha com armador na construção,estoou desperada me ajude, obrigada

  44. Danielle disse:

    Tenho 16 anos e tirei minha carteira de trabalho, ela nunca foi assinada e eu a perdi. o que tenho que fazer? não sei nada sobre o numero e etc….

  45. marcio disse:

    Oi perde minha carteira de trabalho fix uma nova carteira de trabalho MAs preciso atualiza-la Como EU posso fazer se empresa da qual EU trabalhei nao atua MAs aq em Salvador Como e que EU faco pra atualiza-la.

  46. Marcos Desplanches Teixeira disse:

    Olá. Eu perdi minha carteira, mas ela estava sem registros eu queria saber se precisa resgistrar B.O. ou só ir a um posto do ministério do trabalho e quais documentos levar. Obrigado.

  47. MARIA DE FATIMA LIMA MIGUEL disse:

    Perdi minha carteira em 1974,NÃO TENHO O NUMERO,NÃO FIZ O BOLETIM DE OCORRENCIA. AGORA PRECISO DELA PARA ME APOSENTAR.PQ NA EPOCA TIVE QUE FAZER OUTRA CARTEIRA,E NÃO COSTA NA MINHA CARTEIRA ATUAL ESSE REGISTRO.GRATO Boa tarde.


Deixe uma resposta

*