Home Primeiro emprego Plano de carreira: 5 dicas

Plano de carreira: 5 dicas

4 min read
0
Dicas para traçar planos de carreira
Dicas para traçar planos de carreira
O momento de buscar primeiro emprego representa aspecto comum na vida de grande parte da humanidade. Dado momento se faz necessário colocar a gravata e sair em busca da primeira oportunidade profissional. Normalmente o início é complicado em consequência de excesso de trabalho e poucos valores conquistados nos salários, sendo que o cenário fica mais cansativo quando também se estuda no ensino-fundamental, médio ou superior. No entanto é necessário força de vontade para traçar planos de carreira com qualidade.

Caderno de anotações – Se faz necessário para que sejam anotadas todas as ideias, planos e informações. Sempre ande com o bloco, nunca se sabe quando podem surgir boas ideias ou mesmo quando o celular com as informações podem ficar sem bateria. Com a concentração do conteúdo fica mais difícil de perder o raciocínio ou mesmo a informação que não pode ser perdida. A vida está cheia de oportunidades que podem ser perdidas por causa da falta de atenção por parte das pessoas.

Sistema de Arquivo – Necessário fazer este tipo de criação para que todo o conteúdo seja reservado em locais protegidos. Também podem ser adicionais que servem como auxílio no caso de perda do bloco de papel. Com criatividade e organização o plano de carreira ganha em qualidade. Dentro de alguma pasta é possível organizar o conteúdo em diversos tipos de gêneros distintos. Por exemplo:

  • Formulários
  • Entrevistas marcadas
  • Contatos network
  • Organização de trabalho voluntário
  • Artigos para ler
  • Eventos participados
  • Associações
  • Cópias de cartas de apresentação
  • Cartas de recomendação

Organização da Agenda – O acessório pode ser usado via internet ou mesmo do modo antigo. Existem alguns sites que disponibilizam modelos gratuitos de agendas. Anote os prazos finais das inscrições, eventos; datas de entrevista, entre outros. Com ela é possível organizar as datas das entrevistas de emprego em dias exatos sem prejudicar nenhum outro tipo de evento.

Registros em caderno ou planilha eletrônica – Será necessário anotar todos os registros no mento de buscar as vagas de emprego. Em termos gerais, todos os tipos de interações precisam estar anotados com exatidão. Anote tudo, desde as informações da empresa até os comentários de agradecimento.

Sistema de Banco de Dados – Necessário registrar os contatos no intuito de armazenar informações de pessoas que conheceu durante as entrevistas de emprego. Manter a rede de conhecidos se faz necessário por diversos aspectos e por este motivo a lista não pode se perder de vista.

Foto: elrinconderaulchu.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…