Home Profissões Por que trabalhar num cruzeiro?

Por que trabalhar num cruzeiro?

4 min read
2
Confira dicas para trabalhar em um navio

Os cruzeiros continuam glamourizados? Não há dúvidas. Mas estão, de longe, muito mais acessíveis ao público do que há 15 anos atrás, quando apenas navios estrangeiros ancoravam no país e o dólar era a  moeda corrente.

Com a valorização do real e o crescimento de renda da classe C, muitas agências de turismo acabaram criando pacotes que contemplam de três a cinco dias dentro de um navio e com o real como moeda de compra e venda, o que aumentou consideravelmente o número de brasileiros que se aventuram em alto mar.

Assim como viajar, trabalhar em um navio também se tornou algo possível, pois as companhias de cruzeiros começaram a fazer o recrutamento em terras tupiniquins, já que são muitos os navios que partem daqui.

Antes de se candidatar a uma vaga, é necessário que o aspirante a candidato preencha os seguintes requisitos:

Disponibilidade para passar longos períodos fora de casa: isso parece até óbvio, mas é importante que a pessoa tenha consciência de que, dependendo do destino final do cruzeiro, ele pode ficar até quase um ano longe de sua terra natal. E não são todos os que possuem estrutura pra isso.

Excelência na língua inglesa: lamento informar, mas dificilmente você conseguirá uma vaga apenas com um nível intermediário, a não ser que o seu trabalho seja exclusivamente interno e não permita contato com os turistas e você tenha conhecimento dos jargões técnicos da área em que trabalha.

Caso contrário, você será abordado constantemente por turistas que lhe farão as perguntas mais descabidas possíveis, o que necessita um maior jogo de cintura. Antes de se candidatar, vale a pena se empenhar um pouco na melhora do idioma britânico, opções não faltam, algumas mesmo até gratuitas.

Preenchendo esses requisitos, você pode se considerar apto a buscar uma vaga. Para isso você deve procurar uma agência de recrutamento especializada em cruzeiros ou tentar um contato direto com a empresa, por meio do “Trabalhe Conosco” que geralmente fica no site da companhia.

É importante definir bem para quais ocupações você tem mais chances de executar bem e colocá-las no currículo (as empresas não encaram muito bem os candidatos que “topam qualquer parada”).  Durante a entrevista, mostre-se animado, sociável, educado e com muita vontade de conseguir a vaga.

Se tudo der certo, em alguns dias você receberá uma carta informando sua aprovação e explicando a data do embarque e alguns detalhes sobre o navio. A partir de então, basta conseguir os documentos necessários para trabalhar no navio e encaminhá-los para a empresa.

E boa viagem!

Veia mais vagas de emprego em cruzeiros marítimos aqui.

Foto: turismobahia no Flickr

2 Comments

  1. Fatima

    7 outubro, 2011 at 8:43 am

    Eu gostaria de trabalhar como camareira como devo proceder?

    Reply

  2. michele

    7 abril, 2012 at 6:57 pm

    porque é o sonho trabalhar em um navio luxuoso e cheio de gente bonita

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …