Possuo antecedentes criminais, como arrumar trabalho?

Dicas para o empregador e para os candidatos ex-detentos

Arrumar trabalho é difícil se você tem antecedentes criminais, mas vamos lhe dar algumas dicas para os ex-detentos.

No Brasil existem quase 500 mil presos. Grande parte desta população está arrependida e almeja voltar, o quanto antes, para o mercado de trabalho. As diferenças sociais e o alto consumo de drogas são dois grandes fatores que motivam o ato criminal. O caminho para o restabelecimento social é árduo, meio escravocrata.

Primeiro deve-se conquistar a liberdade para depois sofrer com a discriminação aplicada pela própria sociedade que teme os assassinos, mas que de certa forma, acaba produzindo os mesmos. Na prática, dar uma chance para um ex-detento, além de exercer a cidadania, é investir na própria segurança do país, faça o que o Estado não faz, seja assistencialista.

Vale lembrar que atestado criminal não é ficha criminal. O empregador não tem outro direito, se não o de saber se o candidato à vaga possui pendências atuais com a justiça, e não históricas, passadas, já cumpridas. A exigência ou a compra de informações litigiosas para contratação de empregados afeta diretamente a dignidade, moral e direito de igualdade, o que pode ser caracterizado como discriminação.

Confira algumas dicas para ex-detentos, hoje cidadãos em busca de emprego e relação formal no mercado de trabalho:

  • Perseverança: Este é o maior obstáculo. Apesar das difíceis dificuldades encontradas no caminho, jamais pense em voltar para o mundo do crime, pois por mais difícil que isso seja, a estaca zero é bem pior. Tenha em mente que no país existem milhares de empresas, naturalmente que o seu lugar ao sol chegará.
  • Seja verdadeiro: Caso perguntem a respeito de antecedentes criminais, diga a verdade. As empresas não podem fazer este tipo de pergunta, como explicitado à cima, porém, normalmente fazem. Veja pelo lado positivo, dependendo do nível de coerção oriundo do sentimento verdadeiro da reabilitação que o candidato demonstrar na entrevista, ele pode ser contratado – todos merecem uma segunda chance, e independente do capitalismo selvagem, os empregadores possuem esta sensibilidade.
  • Aceite trabalhos menores: Todo o recomeço é difícil, por isso, para entrar ao mercado de trabalho vale trabalhar com qualquer coisa. Nunca desanime, pois depois de certo tempo de serviço você estará habilitado, socialmente, parta procurar outro emprego que esteja mais de acordo com suas características. Nos casos de ex-prisioneiros, é muito mais fácil conseguir emprego já estando empregado em outro.
  • Conviva com as diferenças no trabalho: Compreenda que os colegas de trabalho podem saber que, de alguma forma, você já foi preso, e por isso podem ocorrem pré-julgamentos de realidade. Fique calmo, demonstre suas intenções, procure ser cordial. Naturalmente as coisas se acertam. É só ser leal consigo e com os outros que a adaptação é natural.
  • Estude as leis trabalhistas: Estudar um pouco as leis trabalhistas, estar atualizado quanto a isso. Hoje em dia com o advento das redes sociais se consegue uma interpretação muito clara das leis. Procure o próprio advogado para auxílio na busca, ou até mesmo, como uma referência.
  • Educação completa: Termine os cursos deixados para traz. Quem já tenha o ensino-médio deve procurar algum curso técnico profissionalizante. O objetivo é evoluir academicamente e tecnicamente, aprimorando a capacidade de mão de obra. Existem muitas escolas e cursos online que, hoje em dia, significam grande coisa no mercado. Caso ainda esteja preso, procure a inscrição em programas conduzidos no próprio ambiente carcerário, uma forma explícita de demonstrar o desejo da reabilitação.

Leia mais

Como tirar um atestado criminal pela internet

Foto: Olmovich en Flickr

Aqui va el codigo

18 Comentários paraPossuo antecedentes criminais, como arrumar trabalho?

  1. vicente henrique rodrigues pereira disse:

    sou ex-detento e estou a procura de emprego sou tec. em RX, já estive preso por duas vezes, já andei muito pelo sistema cacerrario até no carandirú já passei mas estou cansado e quero me rentegrar na sociedade de novo.tenho o ensino medio completo.

  2. Olá, Senhor Vicente.
    Nunca é tarde para se reintegrar a sociedade, pelo visto o senhor se comunica bem e por isso logo encontrará o seu lugar ai sol. Caso tenha experiência além do técnico, então é hora de ir procurar as vagas. Caso não a tenha, aconselho buscar empregos com renumerações um pouco inferiores freelancer, como garçom, produtor de eventos, entre outros. Com isso, você pega uma parcela do dinheiro conquistado e começa a se atualizar na sua área, fazendo uma graduação ou outro curso de especialização. Assim, você vai crescendo aos poucos, além de fazer amizades com pessoas da área.
    Qualquer dúvida adicional, estamos inteiramente a disposição.
    Boa sorte, um grande abraço.

  3. junior disse:

    me envolvi em um acidente de carro no qual eu e a vitíma ambos estavão errados a vitíma faleceu eu era o motorista , fui julgado e condenado mais não cheguei a ser preso ,por ter antecedentes criminais eu queria saber se é mais difícil eu arrumar um emprego ”fichado” e também queria saber se o antecedentes criminais ficão para sempre na ficha ? grato

  4. Olá,
    Depende muito da corporação e do cargo almejado para trabalhar. Contudo, acredito que neste caso o ponto crucial é a repercussão midiática. Se o seu nome físico estiver ligado com matérias na internet relacionadas com o acidente dificilmente haverá contratação qualitativa. Caso contrário, as chances aumentam consideravelmente. Todavia, como foi um acidente, acredito que o fato deve ser divulgado para o entrevistador caso o mesmo realize a pergunta sobre antecedentes na hora da entrevista.
    Espero ter ajudado.
    Estou a disposição para dúvidas adicionais.

  5. romolo disse:

    um amigo assinou um 180 ficou preso 1 mes assinou 2 anos no forrum nao deve mais nada pra lei .emprego ele arruma mas ele nao conseque tira o antecedente criminal pela internet como ele deve agir…

  6. Renato Duarte Plantier disse:

    Olá, Romolo.
    Peça para ele seguir no Poupa Tempo mais próximo e solicitar o documento.
    Obrigado por visitar o EQT

  7. adonis disse:

    fui preso em 2011 no artigo 273 paguei fiança e fui liberado todas as empresas que eu procuro emprego agora me negam fui em 20 entrevistas e rejeitado em todas tinha o perfil para entar em todas estou respondendo o proscesso em liberdade não tive nenhuma audiençia com o juiz mas quando as empresas vão consultar os antessedentes criminais a internet não libera ai a empresa logo me dispensa

  8. veronica disse:

    gostaria

  9. RNa disse:

    Tenho passagem art.155 e não fui julgado ainda respondo em liberdade , sendo isso pretendo engrenar em uma multinacional exemplo voskvagem tenho chance isso me empedirar de entrar pra trabalhar ?

  10. RNa disse:

    E mesmo jugado culpado tenho duvidas pois sou novo tenho 21 anos sera que isso me prejudicara para arrumar um emprego bom ?
    Grato !

  11. Rna disse:

    Boa Noite; queria saber Pois tenho uma passagem art.155 e ainda não fui condenado e a duvida é ,pretendo engrenar em uma multinacional voksvagem isso é possivel será que consigo entrar nessa empresa ? Grato.!

  12. Manoel disse:

    Se o próprio Estado não cumpre a lei, o que dizer então das empresas privadas??? Me parece ser um incentivo descarado a criminalidade!

    Reabilitação criminal e seu caráter ressocializador
    Reabilitação Criminal é um benefício jurídico criado com o intuito de restituir o condenado ao seu status quo ante, ou seja, para sua situação anterior à condenação, retirando de sua ficha de antecedentes criminais as anotações negativas nela apostas.
    O Código Penal assim prevê acerca do instituto da reabilitação:
    “Código Penal
    Art. 93 – A reabilitação alcança quaisquer penas aplicadas em sentença definitiva, assegurando ao condenado o sigilo dos registros sobre o seu processo e condenação.
    Parágrafo único – A reabilitação poderá, também, atingir os efeitos da condenação, previstos no Art. 92 deste Código, vedada reintegração na situação anterior, nos casos dos incisos I e II do mesmo artigo.”
    Como se observa da transcrição do artigo, a reabilitação criminal, além de garantir o sigilo dos antecedentes criminais daquele que cumpriu sua pena, também tem o condão de suspender alguns efeitos secundários da condenação.
    O instituto da reabilitação criminal produz efeitos positivos em favor da ressocialização do indivíduo que cumpriu sua pena, são eles: o sigilo sobre os registros criminais referentes ao processo e a condenação, e a suspensão dos efeitos extrapenais específicos.
    Com relação ao sigilo dos registros, cumpre dizer que esse efeito é obtido após o cumprimento ou extinção da pena, como bem traz o artigo 202 da Lei de Execuções Penais.
    “LEI Nº 7.210, DE 11 DE JULHO DE 1984.
    Art. 202 – Cumprida ou extinta a pena, não constarão da folha corrida, atestados ou certidões fornecidas por autoridade policial ou por auxiliares da Justiça, qualquer notícia ou referência à condenação, salvo para instruir processo pela prática de nova infração penal ou outros casos expressos em lei.”

  13. Adriano disse:

    Olá boa tarde! Minha ex-mulher abriu um processo(lei Maria da Penha), sendo que neste processo estou sendo acusado de agressão física, moral e tudo mais. Na realidade estou sendo vítima das chantagem emocional dela, pelo fato dela nao aceita o fim relacionamento. Pois pretendo prestar concurso público e minha certidão de antecedentes criminais esta positiva o que devo fazer? Isso me prejudicaria, pois eu estou sendo vítima de uma pessoa completamente desequilibrada e inventou calúnia sobre mim.

  14. Jaison Homero Harbst disse:

    Olá Renato,,

    Olha só o que esta acontecedendo aqui em Blumenau
    E também tenho tudo bem documentado sobre toda esta situação e gostaria de enviar para um e-mail para vocês de forma urgente, mas urgente

    Vou tentar me expressar da forma mais correta possível, pois as coisas que estão acontecendo são mais que absurdas.
    No ano de 2009 cometi um crime no exercício da função pública como Agente Prisional em minha cidade, e por isto é obvio fui duplamente penalizado, ganhando dois aumentos de pena, ou seja, 1/3 + 1/3. Sentença de 8 anos e 9 meses de prisão.
    Vieram então, a prisão, o julgamento, a sentença condenatória e por fim a exoneração depois de transitado e julgado o processo.
    Depois de 4anos e 2 meses entre regime fechado e semi-aberto, ganho a liberdade e volto para a minha cidade muito contente por ter chegado finalmente à liberdade, mas esgano meu em pensar que os problemas acabaram, pois apenas começaram.
    Verifico que há documentos que precisam ser atualizados, pois venceram enquanto estava na prisão, e o primeiro a ser verificado é o título de eleitor, que esta suspenso, pois ainda respondo legalmente segundo a lei, então ainda não sou considerado um cidadão com todos os meus direitos, mas não que vamos perder alguma coisa por não poder votar não é mesmo senhoritas!!!!!!!!!!!!!!!!
    Pois bem, outro documento que precisava ser regularizado era a CNH. Então, resolvi aumentar a categoria para A/D pois assim as chances de conseguir trabalho aumentariam um pouco. Na CFC onde paguei R$1000,00 por esta mudança de categoria me deram uma idéia, que era a de fazer um curso junto a uma escola credenciada pelo DETRAN-SC para fazer um curso de formação de instrutores, mas questionei sobre a questão dos antecedentes criminais, então por iniciativa da própria CFC, ligaram para o DETRAN-SC e disseram então que entre os 7 ou 8 processos que passaram por avaliação por terem antecedentes criminais, apenas um, por causa da gravidade de seu crime não teria obtido esta credencial, calculamos então que seria algo vem grave contra a vida de alguém. Tendo esta resposta, resolvi fazer o curso com muito custo diga-se de passagem, pegando dinheiro emprestado dos vizinhos e vendendo algumas coisas.
    Concluído o curso e obtendo o certificado, envio então o processo com todos os documentos autenticados para análise e obtenção desta credencial, e diga-se de passagem que esta documentação custa bem caro por causa dos valores destas autenticações. Valores envolvidos no curso e demais despesas + aumento de categoria ultrapassam os R$ 2.790,00 e francamente este dinheiro todo não cai de pés de laranja!!!
    Mas a questão é bem maior do que esta, pois tomei cuidado de passar por todos os departamentos que pediram que eu fosse. CRUZ AZUL para falar com psicólogas, CENTRAL DE PENAS ALTERNATIVAS para saber se estava tudo bem a respeito de do meu convívio social, SEMUDES de Blumenau para obter junto a eles muitos encaminhamentos para agências de recrutamento e cursos que poderiam interessar a mim.
    Registrei todos os passos da minha tentativa desesperada de voltar a viver de forma digna e pacata, pois é um grande engano pensar que todos os ex-detentos, ex-presidiários ou reeducandos saiam de lá para ser pedreiros, cortadores de jardim nos finais de semana, ou pintores de plantão. A lei de execução penal diz que devo ser reinserido na sociedade trabalhando conforme minhas aptidões e experiências anteriores as da prisão, por isto então resolvi fazer aquele curso ates mencionado para ser instrutor de trânsito, até por que a decisão de contratar ou não alguém com antecedentes criminais cabe somente a empresa interessada que é privada e toma as suas próprias decisões.
    Consigo então o mais improvável, que é passar por cima deste grande muro que é a questão dos antecedentes criminais, achando então um empresa disposta a não dar atenção a esta questão.
    Pensando que estava tudo resolvido e achando que poderia voltar a viver de forma mais tranqüila e podendo reparar desta forma todos os problemas e vergonha que fiz minha família passar, esbarro em quem? No DETRAN querendo avaliar se tenho ou não condições de ter a credencial acima mencionada.
    Pois bem, a uma grande chance de perder a vaga na empresa que esta disposta a me dar uma chance, por que precisa que eu comece a trabalhar urgentemente, pois esta precisando do profissional com esta credencial.
    Sem falar que fui a uma série de agências de recrutamento por indicação do DEMUDES aqui de Blumenau e todas parecem desconhecer a política de reintegração social, ou fazem de conta que não sabem. Diante de tudo isto, e na eminência de sofrer um despejo por conta dos 4 meses de aluguel atrasado é que tomei a iniciativa de enviar alguns e-mails explicando passo a passo tudo que tento fazer para reverter o quadro insano que vivo hoje.
    Abaixo estão explicações sobre os arquivos que estão anexos a este e-mail provando que todas as tentativas de voltar a ser GENTE ESTÃO SE ESGOTANDO….

    · Metas e objetivos que reviso todas as manhãs as 05:00, pois adotei esta disciplina mais rigorosa para poder tentar reverter este quadro
    · Dois modelos de arquivo curricular provando que posso mais do que entregar panfletos, mas ainda assim parece não ser suficiente.
    · Declaração para a promotoria mostrando que tentei de todas as formas conseguir auxilio da defesa gratuita, pois afinal, quase 4 anos e meio de prisão não são suficientes, pois preciso pagar agora aos cofres públicos a pequena quantia de R$ 12.000,00 de dias multa
    · Um pedido de flexibilização dos termos da condicional que eu mesmo fiz baseado na intenção de contratar por parte de uma das CFC’S aqui de Blumenau. Mas acho que deste jeito nem chegarei a protocolar este documento.
    · E finalmente, um e-mail que mandei para o SEMUDES aqui de Blumenau, por que tentaram de todas as formas me ajudar, mas infelizmente não a artifício legal para obrigar uma empresa privada á contratar pessoas com antecedentes criminais.
    ALGUÉM PODERIA POR FAVOR DAR ALGUMA ATENÇÃO PARA AS COISAS QUE ESTÃO ESCRITAS AQUI E TALVEZ ME DAR ALGUMA IDÉIA DO QUE FAZER, MESMO QUE FOR PARA SE JOGAR DA PONTE MAIS PRÓXIMA.

  15. Jaison Homero Harbst disse:

    Aliás Renato,,

    Preciso mesmo de um e-mail válido, pois os registros que preciso mandar são bem interessantes. Inclusive um pedido que eu mesmo fiz para a flexibilização dos termos da condicional que posso estar fazendo para o pessoal que muito provavelmente precisara se for trabalhar fora dohorário préestabelecido pelos termos legais
    Aguardo pelo endereço de e-mail

    Jaison

  16. everton disse:

    ola renato!!!!!!

    tenho uma passagem do artº 157 tava preso e cumpri minha pena toda fiz uma entrevista e passei fiz um teste e passei no mercado
    porem na hora de entregar os documento entreguei e virao que eu tive uma passagem em 2012 porem ja tenho registro em carteira apos ter sido preso mesmo asim eles nao mi contrataram falaram que nao podia mi contratar mesmo em eu dever nada o q faço?

  17. Emanuel disse:

    Boa tarde, fui acusado de um crime pelo qual não cometi, o processo está arquivado consegui provar que não tive envolvimento e minha inocência, mas meus problemas não pararam por ai, até hoje quando sou abordado pela policia consta passagem, mas isso é o de menos.
    Meu grande problema é semelhante ao de muitos, algumas empresas fazem consultas irregularmente de meus dados e como consta em algum tipo de sistema sempre aparece e sou automaticamente descartado do processo seletivo.
    A maioria das empresas não informa o motivo, apenas em uma empresa me informaram e me mostraram meios dos quais consegui depois de muita burocracia por parte de uma dessas consultorias limpar meu cadastro e arrumar um emprego.
    Atualmente estou desempregado, em busca de outra colocação no mercado de trabalho e volto a ter dificuldade, pois como falei anteriormente muitas empresas puxam seu dados e nem todas as consultorias se dispõem a te liberar o nome, sendo assim lhe impedindo de prosseguir em qualquer processo seletivo da empresa contratante.

  18. dayane felix disse:

    ola boa tarde meu nome é dayane tenho 19 anos bom eu sou uma expresidiaria fikem em franco da roxa ha 7 meses e sai de condicional e quero muito a mudança de vida .e eu nao consigo tirar meu titulo de eleitor pois meu nome ta sujo pra justiça ,e to desesperada pra trabalhar presciso urgentemente uma oportunidade pra um emprego vcs podem me ajurem obrigada desde ja agradeço.ass:dayane


Deixe uma resposta

*