Home Procura de emprego Prós e contras de ser indicado a uma vaga

Prós e contras de ser indicado a uma vaga

5 min read
0
Ser indicado a uma vaga

Muito se fala sobre a importância de ser indicado para uma vaga. Muitas pessoas atribuem a falta de indicação a dificuldade de conseguir um bom emprego. Ter uma indicação pode ser muito bom, mas essa não é uma regra. Aqui vamos falar um pouco mais sobre esse mito da indicação seus prós e seus contras e como conseguir um emprego mesmo sem esse artifício.

Para quem está procurando um emprego conhecer pessoas que já atuem nesse meio pode ser um bom caminho para começar. Você tem mais contatos, fica sabendo das vagas disponíveis, das características do candidato que a empresa está procurando e até mesmo consegue uma indicação. Ser indicado por alguém que já atua na empresa para ocupar uma vaga em aberto pode ser um ótimo, mas também um péssimo negócio, veja porquê.

Quando se é indicado por alguém a ocupar um cargo espera-se que essa seja uma oportunidade de ouro, pois tem-se a ideia de que as empresas preferem contratar pessoas “conhecidas” e com indicação confiável, e aí temos a primeira “pegadinha” da indicação. Ao ser indicado e ao indicar cria-se entre as pessoas um vinculo no imaginário da empresa. Isso quer dizer que independente do seu currículo você pode ser descartado, ou escolhido, por suporem que apresenta características semelhantes as de quem lhe indicou. Desse modo, pedir uma indicação pode ser uma cilada quando quem irá lhe indicar é mal visto por alguma razão dentro da empresa.

Por outro lado, se quem lhe indica é bem visto dentro da empresa e possui influências a indicação pode-se mostrar decisiva. Mas não se iluda, a indicação ainda que por um funcionário bem quisto na empresa não é certeza de conseguir o emprego. Isso porque hoje em dia, cada vez menos, as empresas buscam seus funcionários por indicações. Empresas grandes especialmente traçam perfis detalhados dos funcionários que procuram e checam através de diversos testes na entrevista se o candidato possui as qualidades desejadas.

Desse modo a indicação pode ter um peso muito menor do que o currículo, de modo que não vale a pena confiar em um emprego conseguido por terceiros. Deve-se sim investir na própria carreira ter confiança em si mesmo e independente de indicações ou não conseguir o emprego pela formação que tem e por quem é, estas sim são características importantes para conseguir e manter um emprego.

Não se intimide por ir a uma entrevista sem indicação e saber que outro candidato é conhecido de alguém que já atua na empresa, se ele fosse o funcionário que a empresa procura não haveria necessidade de chamar outras pessoas para a entrevista. Sendo assim, mostre seu potencial, invista em boas relações e tenha certeza que com uma boa formação se pode facilmente conseguir um bom emprego sem nenhuma indicação.

Foto: previdenciaja.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…