Home Dicas para o trabalhador Quais características são necessárias para ascender na vida profissional?

Quais características são necessárias para ascender na vida profissional?

5 min read
0
Crescimiento profissional
Crescimiento profissional
Todos desejam crescer profissionalmente e ter reconhecimento pelas habilidades que possuí na sua profissão. Mas porque alguns conseguem isso com mais rapidez?

De forma geral, os profissionais promovidos mais rapidamente já conseguiram adquirir as competências necessárias para assumir novas funções, que variam de acordo com a posição que você ocupa atualmente na hierarquia da sua área.

E o que eu preciso fazer para me desenvolver de forma mais rápida? Confira a lista de cargos abaixo, as tarefas que eles precisam desempenhar e algumas dicas para chamar a atenção dos líderes:

  • Assistente

Funções: executa as tarefas “braçais”, como coleta de dados, recebimentos de demandas e relatórios mensais, por exemplo.

Como crescer?  Esforce-se para entregar com qualidade tudo o que lhe é pedido e mostra a seu superior que você deseja ajudar nas tarefas que, teoricamente, ainda não lhe compete executar. Isso vai te dar mais experiência e irá ajudar quando for promovido, pois assim você já irá conhecer grande parte da rotina do cargo

  • Analista

Funções: define, junto com o coordenador, as estratégias que irá tomar nas tarefas de sua responsabilidade e detecta os casos sensíveis, sugerindo soluções que possam atenuar ou remediar o problema.

Como crescer? Tente pensar de forma macro, focando-se não apenas na área em que atua, mas no negócio em geral. E procure sempre se informar sobre as novas tendências do mercado, mesmo que não concorde com elas: o importante é saber sobre o que está sendo discutido, caso algum superior lhe faça algum questionamento.

  • Coordenador

Funções: tem sob o comando diversos analistas e assistentes. Tem como função ajudar o analista na definição das estratégias que irão tomar e garantir que o trabalho seja produzido com qualidade e excelência.

Como crescer? Além de garantir o perfeito funcionamento da parte operacional, para crescer o coordenador precisa de tempo para se envolver em outras áreas do negócio e usar mais do seu marketing pessoal, com o objetivo de ser notado como um profissional “fora da curva”. Saber sobre as tendências do mercado é fundamental, além de demonstrar uma opinião sólida e bem embasada sobre os últimos temas que estão sendo discutidos no meio profissional.

  • Gerente / Diretor

Funções: atua principalmente de forma política, ajudando os coordenadores na resolução de problemas internos e atuando em casos sensíveis, representando a posição da empresa para o cliente ou a área superior.

Como crescer? Se o desejado é crescer ainda mais na empresa, será necessário envolver-se mais em processos internos e de prospecção (aquisição de novos clientes). Agora se a vontade é de abrir uma empresa própria ou mudar para outra organização, será necessário constituir um bom relacionamento com os clientes, uma ótima rede de contatos e apresentar projetos vitoriosos da sua autoria feitos sob sua coordenação.

E não se esqueça que, independente do cargo em que ocupa, algumas características são indispensáveis, como bom relacionamento com os colegas e capacidade para trabalhar em equipe.

Foto: familybugs.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …