Home Mercado de trabalho Quem é a Geração Y?

Quem é a Geração Y?

5 min read
0
A geração Y está causando mudanças no mercado de trabalho

Entre os especialistas existem divergências sobre o ano do nascimento da Geração Y, enquanto alguns incluem os nascidos no final dos anos 70, outros apontam o seu nascimento no início dos anos 80.

Porém, mais do que o ano de nascimento, o que mais caracteriza a Geração Y é o seu comportamento.

Mas antes de falar sobre a Geração Y, vamos entender um pouco como são as gerações anteriores.

Os Tradicionais: São os nascidos entre os anos 20 e 40. O início do século foi marcado por duas grandes guerras mundiais e pela depressão econômica. Nesse cenário, cresceu a geração chamada de Tradicional. O seu objetivo principal era reconstruir a sociedade, por isso, focaram-se no trabalho e na manutenção da família. Devido à grande influência militar na época, essa geração caracteriza-se por dedicar-se muito no trabalho, seguir regras e respeitar as autoridades.

Os Baby Boomers: Nascidos entre os anos 40 e 60. Essa época também é conhecida como “Anos Dourados”. Foi uma época de crescimento, a sociedade já estava se recuperando da guerra, não havia a mesma escassez e ameaças de antes. Essa geração começou a se rebelar contra a rigidez imposta pela anterior. Nessa época surgiu o Rock and Roll como uma das formas de manifestação de rebeldia. A ambição pelo reconhecimento e crescimento profissional cresceu nesse período, assim como a preocupação com a saúde.

A Geração X: Nascidos entre os anos 60 e 80. Foi uma geração que cresceu com mais conforto, assistindo muita televisão. Valorizam o sucesso profissional, mas procuram equilibrar com a qualidade de vida. Já não pensam em trabalhar a vida inteira em uma só empresa, como a geração anterior.

Finalmente a Geração Y. Nascidos entre os anos 80 e 90. É a que presenciou os maiores avanços tecnológicos. Devido à facilidade de informação, possui maior consciência de suas responsabilidades. São mais engajados em causas sociais e ambientais. São consumidores mais responsáveis.

Possuem outra percepção de tempo, talvez pela velocidade da internet, pois não esperam mais que sejam reconhecidos por tempo de carreira. Buscam um lugar que ofereça condições de continuarem evoluindo, e que pague o que merecem. Trocam facilmente de empresa, pois pensam mais na satisfação pessoal.

Apesar de respeitarem seus superiores, não se intimidam com a hierarquia e são mais questionadores.

Umas das principais características dessa geração é a conectividade. A Geração Y é a mais conectada de todas. Sabem que podem encontrar na rede praticamente tudo que procuram, e muitos inclusive, migraram seus relacionamentos para a internet.

Essa divisão entre datas de nascimento para determinar a Geração não é rígida, uma pessoa nascida nos anos 80 não terá necessariamente as características da Geração Y, da mesma forma que existem Baby Boomers super conectados.

A Geração Y está mudando o mercado de trabalho. Mas em breve as mudanças devem acontecer em um ritmo maior.

Aos poucos uma nova geração está chegando, a chamada Geração Z, nascida nos anos 90, e que promete revolucionar ainda mais o mercado de trabalho e as formas de se relacionar.

Foto: Buscarempleo.es

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desafios da Liderança

Um dos grandes desafios na carreira de qualquer profissional é se tornar um Líder. Entende…